Capitão Assumção quer punição para invasores de propriedade urbana ou rural

Assumção quer também proibir participação em concurso público estadual | Foto: Prefeitura de Chapada dos Guimarães

O deputado Capitão Assumção (Patri) apresentou projeto de lei (PL) para punir invasores de propriedades privadas. O PL 764/2021 estabelece sanções e multas a serem aplicadas cumulativamente a ocupantes de propriedades rurais ou urbanas no Espírito Santo.

As punições são as seguintes: proibição de recebimento de auxílios, benefícios e programas sociais do governo estadual; vedação na participação em concursos públicos estaduais e na contratação com o poder público estadual; multa estipulada entre 300 e 10 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), equivalente hoje a R$ 1.093 a R$ 36.459. A multa será aplicada em dobro se o ocupante for funcionário público federal, estadual ou municipal.

“É facilmente perceptível que as ações de invasores de propriedades rurais causam transtornos diversos aos setores agrícolas e pecuários, especialmente pelo fato de impedirem o funcionamento das atividades comerciais desenvolvidas nessas localidades. Implementar políticas públicas que refreiam atividades criminosas ou lesivas aos produtores agropecuários é, também, uma maneira de fomentar e conservar o pleno funcionamento do setor”, defende Assumção. 

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Segurança e Finanças. 

Por Titina Cardoso


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *