Dirigir falando ao celular e estacionar em local proibido são as infrações mais cometidas em Linhares

1.516 correspondem a este péssimo hábito no trânsito | Foto: Secom / Felipe Tozatto

Dirigir o veículo segurando o celular foi a infração de trânsito mais cometida nas vias públicas de Linhares, região norte do Espírito Santo, de janeiro a dezembro de 2021. De acordo com os dados do Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, das 5.532 infrações cometidas nesse período, 1.516 correspondem a este péssimo hábito no trânsito.

Em segundo lugar das infrações mais cometidas pelos condutores é o estacionamento irregular, totalizando 1.465 infrações. Em seguida, 747 motoristas foram autuados por deixar de usar o cinto de segurança.

Os valores das multas por algumas dessas infrações variam entre R$130,16 e R$293,47. Além disso, o condutor pode perder de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O cidadão pode denunciar casos que infringem as leis de trânsito por meio do telefone 0800 283 1370.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício, ressalta que todas essas infrações foram registradas pelos Agentes Municipais de Trânsito. “Na maioria das vezes só a presença dos agentes já altera o comportamento dos motoristas e nem sempre é necessário autuar”, informou. 

Douglas reforça que, para reduzir o número de infrações de trânsito, o órgão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) tem realizado um trabalho de conscientização com os motoristas, por meio de blitzes educativas em diversos pontos estratégicos da cidade, principalmente nas vias com intenso fluxo de veículos. “Direcionamos os erros mais cometidos no trânsito, e mostramos a forma correta de agir. Nosso objetivo é orientar e conscientizar os condutores para tornar o trânsito um local mais seguro”, destacou.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *