Engenharia genética pode dar fim ao sacrifício de pintos machos na postura e na reprodução

Foto: Pesa/Gov/RS

Ainda não é a resposta – avidamente perseguida e ansiosamente aguardada. Porém, pesquisadores entendem que a solução para um dos maiores desafios enfrentados pela avicultura na área do bem-estar animal  – o sacrifício de machos nos segmentos de postura e reprodução – pode estar na engenharia genética.

Usando engenharia genética, cientistas da Escola de Biociências da Universidade de Kent e do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, conseguiram criar ninhadas de camundongos do mesmo sexto – somente fêmeas ou somente machos. E acreditam que a mesma tecnologia possa ser adotada na avicultura para melhorar o bem-estar animal.

O método, em síntese, altera um elemento do sistema no cromossomo X ou Y do pai, o que significa que ele só será herdado por embriões femininos ou masculinos, respectivamente.  O outro elemento é fornecido pela mãe e é herdado por todos os embriões. No caso da avicultura, a aplicação dessa técnica – se funcionar – permitiria, por exemplo, que os ovos de pintos machos se tornassem inférteis e, portanto, as eclosões estariam restritas aos pintos fêmeas.

Da Redação | Com informações da AviSite


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *