Bahia quer instalar usina de etanol de milho

Unidade deve consumir em torno de 400 mil toneladas de milho, podendo alcançar 800 mil | Foto: Wenderson Araujo/Trilux.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), produtores e investidores estão em articulação para implantar uma unidade de produção de etanol de milho, no Oeste baiano. A usina aproveitaria o grão cultivado na região, impulsionando ainda mais a agricultura local e o plantio de grãos.

Um dos fatores estratégicos, para viabilizar a construção da usina, é o conhecimento sobre a matriz energética regional. Por isso, a comitiva formada pelas partes envolvidas no projeto visitou algumas áreas nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, buscando identificar áreas com condições favoráveis para o estabelecimento de plantios de eucalipto e gramíneas, que possam garantir o fornecimento de energia para a operação da estrutura.

Inicialmente, a unidade deve consumir em torno de 400 mil toneladas de milho, com planejamento para alcançar 800 mil toneladas, gerando mais de mil empregos diretos. Além do etanol, que representa uma das modalidades de energia mais limpas e sustentáveis, a indústria vai produzir o DDG, um coproduto cada vez mais utilizado na dieta de bovinos no Brasil. Cada tonelada de milho gera, em média, 300 kg de DDG, 430 litros de etanol e 15 litros de óleo. 

Na safra 2020/21 o estado colheu 2,7 milhões de toneladas de milho e nesta a expectativa é de alcançar 2.9 milhões de toneladas no grão, alta de quase 10%. 

Por Eliza Maliszewski | AGROLINK


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *