Hospital LMC vai às praias de Guriri e Pontal do Ipiranga para alertar sobre o câncer de pele

Ação educativa com a orientação de profissionais de saúde, entrega de protetor de solar e viseiras será realizada nos dias 8 e 15 de janeiro 

Dr. Marco Antonio Santos Oliveira, da cirurgia oncológica do LMC | Foto: LMC

O verão é a estação mais festejada pelos capixabas e é o convite perfeito para curtir a praia, piscina, lagoa e outros locais refrescantes, mas é preciso atenção redobrada para não descuidar da pele. A exposição excessiva ao sol é a considerada a principal causa do câncer de pele, o tipo mais comum da doença entre a população brasileira.  

Para alertar sobre os cuidados e o combate ao câncer de pele, o Linhares Medical Center (LMC), vai realizar ações de conscientização e educação em dois dos destinos mais procurados pelos veranistas nesta estação: a praia de Guriri, em São Mateus, e Pontal do Ipiranga, em Linhares, região norte do Espírito Santo,. 

Equipes de saúde do LMC estarão em Guriri, no dia 8 de janeiro, e em Pontal do Ipiranga, no dia 15 de janeiro, sempre das 8 às 14 horas, para orientar e esclarecer dúvidas sobre os sinais e sintomas da doença, além de distribuir impressos com dicas de prevenção sobre o câncer de pele, sachês de protetores solares e viseiras.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Quando descoberto no início, as chances de cura são superiores a 90%. 

O Dr. Marco Antonio Santos Oliveira, da cirurgia oncológica do LMC, alerta que os principais sinais e sintomas de câncer não melanoma são a presença de manchas com crescimento rápido, que não cicatrizam, coçam, ardem, descamam ou sangram.  

Ele explica ainda que a doença tem grandes chances de cura, mas é preciso estar atento aos sinais e tratar adequadamente as lesões. Ao detectar manchas ou sinais suspeitos, deve-se consultar imediatamente o especialista, pois o diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento. 

“As manchas ou lesões geralmente surgem em áreas muito expostas ao sol como rosto, pescoço, orelhas e braços. Quando identificadas precocemente, essas lesões são facilmente retiradas, mas quando negligenciadas elas podem crescer e precisam ser retiradas em cirurgias algumas vezes mutiladoras”, explica o médico.  

Para a enfermeira oncológica do LMC, Camilla Pestana de Alvarenga, as pessoas devem priorizar a exposição ao sol antes das 10 horas e depois das 16 horas. “Nesse período há menor radiação UVB, que provoca queimaduras, sendo o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Um grande número de pessoas frequenta praias e piscinas em horários inadequados sem os cuidados necessários”, alerta a enfermeira. 

Da Redação | Com informações da Comunicação LMC


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *