Senai ES e Linhares firmam parceria para qualificação em 21 cursos

Os cursos serão gratuitos e ministrados pelo Senai ES. A assinatura do termo prevê mais de 720 vagas de qualificação | Foto: Secom Linhares/Felipe Reis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES) firmou uma parceria com o município de Linhares, região norte do Espírito Santo. O contrato prevê capacitação para a população do município com o objetivo de melhorar as condições de inserção no mercado de trabalho.

A parceria faz parte do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), lançado nesta quinta-feira (06), pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon. Serão disponibilizadas pelo Senai ES, 720 vagas em 21 cursos profissionalizantes, conectadas com áreas de construção civil, indústria, comércio e serviços.

As inscrições estarão abertas a partir de fevereiro de 2022 e os canais para se inscrever no Programa serão divulgados posteriormente nos canais de comunicação da Prefeitura de Linhares.

O gerente Regional Sesi/Senai Linhares, José Braz Viçosi, pontuou que esse programa é uma oportunidade para as pessoas pleitearem as vagas que surgem com a chegada das novas indústrias e das que aqui já existem.

“As formações variam desde a área moveleira, construção civil, elétrica e mecânica, diversos cursos disponíveis para impulsionar as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho. Juntos esperamos fazer a diferença no município de Linhares”, ressaltou Viçosi.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que para haver a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho, é necessária a formação profissional por meio de trilhas de desenvolvimento que estejam conectadas com as necessidades mercadológicas do município e regiões vizinhas.

“Temos de preparar a mão de obra para que ela esteja em condições de atender às necessidades do mercado. O Programa Municipal de Qualificação é um programa de resultados, com a inclusão produtiva e social, e nos ajudará a subsidiar a demanda de mão de obra das empresas sediadas em Linhares”, disse o prefeito.

Ele lembrou que, em 2012, quando o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) foi lançado pela primeira vez, mais de 5 mil linharenses foram qualificados e muitos, hoje, são empreendedores e contribuem com a geração de renda e emprego na cidade e região.

PIQ – Programa Integrado de Qualificação de Linhares

É um plano de ações da Prefeitura de Linhares para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar os cidadãos na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Por Raianne Trevelin | Com informações da prefeitura de Linhares


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *