Polo de uva do Programa Municipal de Fruticultura é expandido em Linhares

Nesta quinta-feira, dia 27, na comunidade de São Judas Tadeu, foi iniciado o planejamento do segundo ano da safra | Foto: Secom/Felipe Tozatto

A primeira safra da uva em Linhares, região norte do Espírito Santo, foi um sucesso com a colheita de 8 toneladas da fruta. Agora, o Polo Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, está expandindo a área cultivada e a oferta da uva ao mercado. Nesta quinta-feira, dia 27, na comunidade de São Judas Tadeu, foi iniciado o planejamento do segundo ano da safra.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, esteve presente na reunião e na visita técnica ao polo, além do especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke.

“Foi uma reunião de alinhamento e planejamento para realização da poda, processo que determina os resultados da colheita. A primeira safra foi um sucesso graças ao comprometimento dos produtores e às ações do programa. Essa integração possibilitou a expansão das áreas a serem cultivadas nos próximos dias que resultará em maior oferta da fruta ao mercado”, disse o secretário.

Recentemente foi aberto novo edital para expansão do Programa Municipal de Fruticultura com a distribuição de mais mudas, sendo que parte delas já foram retiradas no viveiro credenciado e o restante será para o plantio que acontecerá no mês de agosto.

Nesta segunda fase do processo seletivo realizado pelo Município serão distribuídas 1,9 mil mudas frutíferas, das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”. Cada produtor receberá no máximo a quantidade de mudas para formação de até uma hectare da fruta. Em breve será aberto novo edital para adesão de mais produtores.

Giovani Rigoni, do Sítio Araponga, que fica na comunidade de São Judas Tadeu, abriu seu parreiral para visitação na primeira safra e foi um sucesso. Agora a expectativa é sobre a condução de uma nova poda. “Comercializei quase 4 toneladas da fruta. Foi uma ótima safra, não imaginava que daria tanta uva assim. Agora vamos com a Secretaria de Agricultura para Santa Teresa nos próximos dias para aprendermos como fazer a poda nessa fase, que será uma poda longa”, disse o produtor.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *