Rússia enfrenta novamente escassez de ovos para incubação

Novas restrições de importação introduzidas contra um grupo de fornecedores europeus pelo órgão veterinário russo Rosselhoznadzor resultaram na falta de ovos para incubação na indústria avícola russa, semelhante à observada durante o primeiro semestre de

O preço médio dos ovos para incubação na Rússia dobrou nos últimos meses, chegando a 40 rublos (perto de R$3,00) por unidade, informou o jornal russo Kommersant. Em janeiro de 2022, a demanda por ovos para incubação na Rússia excedeu a oferta em quase 30%, elevando os preços, explicou a empresa russa Zdovovaya Ferma.

Surtos de gripe aviária

A principal razão para a escassez são as restrições de caráter sanitário colocadas pelo Rosselhoznadzor no final de 2021 e início de 2022 na importação de produtos avícolas da Alemanha, França e Holanda após o registro de vários surtos de gripe aviária nesses países. Até certo ponto, o aumento dos preços também está associado à crescente demanda por ovos para incubação na China, acrescentou o Kommersant.

O quadro é semelhante ao que o mercado viu em 2021, disse Albert Davleyev, presidente da agência de consultoria russa Agrifood Strategy, acrescentando que no ano passado isso prejudicou o desempenho da produção avícola russa e estimulou os preços.

Em abril de 2021, também foi relatado que o preço por ovo para incubação no mercado russo quase dobrou, chegando a 30 rublos. Davleyev acrescentou que desta vez a escassez de ovos para incubação pode levar algumas granjas avícolas a adquiri-los de fornecedores não confiáveis. Tal passo aumentaria o risco de os agricultores enfrentarem várias doenças e sofrerem uma maior mortalidade de aves.

A Rússia importa cerca de 20% dos ovos para incubação, principalmente da União Europeia. Em 2020, o país importou 700 milhões de ovos para incubação. Sergey Lakhtyukhov, diretor geral da União Russa de Avicultores, disse que em 2022 acredita-se que esse número seja menor graças às medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura da Rússia em 2021 com o objetivo de reduzir a dependência de importação de ovos para incubação.

Davleyev disse que as medidas visam melhorar a situação do mercado, mas é improvável que seu efeito seja sentido antes do final de 2022, com a meta de substituição de importações prevista para ser alcançada apenas em 2024. Davleyev acrescentou que, atualmente, as granjas avícolas de pequeno e médio porte da Rússia permanecem na dependência da importação de ovos para incubação.

O Ministério da Agricultura da Rússia disse ao Kommersant que não tinha informações sobre a escassez de ovos para incubação na indústria avícola russa. Alegou que todas as condições foram criadas para atender plenamente a demanda da indústria em ovos para incubação.

Por Vladislav Vorotnikov | Poultry World


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *