Consultas eletivas com especialistas e exames seguem normalmente em Linhares

São 9 mil atendimentos mensais | Foto: Secom/Felipe Reis.

Mesmo em meio à pandemia, o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, segue oferecendo as consultas eletivas com especialistas e exames agendados na Central de Regulação, unidade da Secretaria Municipal de Saúde. Mensalmente, são feitos, em média, 3 mil exames e 6 mil consultas. Anualmente, são mais de 70 mil atendimentos entre os dois atendimentos.

A Secretaria de Saúde oferece, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), localizada no bairro Colina – no antigo Hospital Talma Drummond Pestana -, mais de 30 especialidades em consultas por meio da Central de Regulação: reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastrologia, pediatria, geriatria, ginecologia e oftalmologia, dentre outras.

Já entre os exames, que são realizados pelo município, estão a mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, raio x, eletroencefalograma, risco cirúrgico, doppler venoso, teste ergométrico e holter 24 horas.

“Quando o paciente é consultado em uma das 35 unidades de saúde do município e precisa de um atendimento específico, os dados são enviados à Central de Regulação. As informações são cadastradas no sistema da central que realiza os agendamentos”, detalha Maraiza Bom, diretora da Central de Regulação da Prefeitura de Linhares.

Além do fluxo de atendimento gerado por meio dos encaminhamentos das 35 Unidades de Saúde da sede e do interior de Linhares, a Central ainda recebe demandas de atendimentos de vários outros setores.

A lista inclui Casa Rosa, Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde(NAPS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Hospital Geral de Linhares (HGL), Conselho Tutelar, Lar do Meninos, Pestalozzi e também as demandas jurídicas e as unidades prisionais do município.

A maioria das consultas com especialistas em Linhares é feita por profissionais do próprio município. Anualmente, são mais de 70 mil atendimentos.

“Esse número é muito representativo, pois é alcançado com estrutura da própria Prefeitura, com os seus próprios profissionais e outros contratados pelo consórcio. Hoje, a quantidade de atendimento em Linhares é muito grande e somente alguns exames e consultas de alta complexidade são de competência do Estado. Para estes casos, o município organiza o cadastro e transfere para outros centros de atendimento, obedecendo a competência de cada um”, explicou o secretário de Saúde, Saulo Meirelles.

Para os exames, o município contrata na rede privada, que são adquiridos por meio do Consórcio Polinorte.

Prazo

A Prefeitura de Linhares intensifica, através do controle, o monitoramento do tempo de espera dos exames e consultas. Nos casos dependentes do Estado, não há autonomia do município que, mesmo assim, faz a cobrança para a realização do serviço no menor tempo possível. O município solicita ainda ao Estado a previsão de prazo para realização dos procedimentos que são de sua competência.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município criou uma estrutura na Unidade Sanitária de Linhares (USL), para encurtar o prazo de resposta. É feito um levantamento criterioso no sentido de retornar às pessoas os pedidos com maior rapidez.

“Para isso, o município reforçou a contratação de profissionais diretos ou por meio do consórcio Polinorte, aumentou o valor de recursos disponíveis para as consultas eletivas e, principalmente, utiliza um controle mais eficiente para abreviar o retorno dos agendamentos”, ressaltou o secretário Saulo Meirelles.

Alta complexidade

Os agendamentos de exames, consultas e cirurgias de alta complexidade como, por exemplo, exames de ressonância e tomografia, também são feitos através da Central de Regulação.

“Nestes casos, a central solicita o atendimento e quem agenda é o governo do Estado, a quem compete, neste caso, a liberação da data e hora para o paciente. Todos os exames de alta complexidade são analisados pelo médico regulador do município e cadastrados no sistema. A partir dessa etapa, marcado o agendamento, avisamos e garantimos o transporte aos pacientes para as cidades onde foi feita a liberação”, destaca a diretora Maraiza Bom.

Ao fazer o agendamento, automaticamente o paciente já garante o meio de locomoção. Não precisa ir à Central de Transportes para solicitar a condução.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *