Franco Fiorot anuncia construção de mais barragens em Linhares

As inscrições do Processo Seletivo estarão abertas até o dia 14 de março, explica Franco Fiorot | Foto: Lucas S. Costa

Mais seis pequenas barragens serão construídas pela Secretaria de Agricultura de Linhares, região norte do Espírito Santo. As inscrições do Processo Seletivo estarão abertas até o dia 14 de março, e o público-alvo são produtores com propriedades localizadas nos distritos de São Rafael, Farias, Rio Quartel, Bebedouro e Desengano. A inscrição é realizada na sede da secretaria, localizada na Av. Augusto Calmon ,1675, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O edital completo pode ser acessado em www.linhares.es.gov.br. Os projetos poderão ser inscritos em duas categorias distintas, devidamente cadastrados e enquadrados nos parâmetros legais: Na categoria das microbarragens serão construídas cinco barragens que tenham no máximo 2 hectares de lâmina d’água, sendo três em São Rafael, uma no distrito do Farias, e outra para atender os distritos de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano.

Na categoria barragens médias, aquelas que tenham entre 2 a 5 hectares de lâmina d’ água, será construída uma unidade, atendendo todos os distritos. Ainda será formado o Cadastro de Reserva (CR) único de ambas as categorias. Após a escolha e confirmação dos seis beneficiados.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que essa é mais uma ação de planejamento do Programa Conservação de Solo e Água que vem para somar aos 18 barramentos já entregues às comunidades rurais, com capacidade para armazenar 710 milhões de litros d’água.

“Os barramentos, associados aos serviços de caixas secas desenvolvido dentro do programa, vem para garantir melhores condições hídricas para a agricultura, em especial dos pequenos produtores, por meio de construções de mais barragens”, frisou o secretário.

Foto: Secom/Linhares

A divisão dos barramentos a serem construídos foi feita baseada nas regiões do zoneamento municipal dos distritos, contemplando as sub-bacias dos rios Doce, Terra Alta, Iriri-timirim, Cavalinho, do Norte, Riacho, dos Comboios, São Bento, Capivara, Pequeno, Pau Atravessado, Barra-Seca e Ibiriba, sendo que tais sub-bacias atingem com características aptas à construção de barramentos os distritos de São Rafael, Farias, Rio Quartel, Bebedouro e Desengano.

O período de análise das documentações acontecerá entre os dias 15 a 31 de março. Já os resultados com as respectivas classificações serão relevados a partir das 13h do dia 1º de abril, e serão afixados e ficarão disponíveis nos murais da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares.

Durante o período de 11 a 29 de abril de 2022 ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares-ES verificar “in loco” se as propriedades e as localidades designadas correspondem ao projeto apresentado. Finalizados os prazos e recursos, as obras poderão ser iniciadas a partir do dia 23 de maio deste ano.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *