Alimentação balanceada e de qualidade nos cardápios de crianças e estudantes, em Vitória (ES)

Proporcionar uma alimentação balanceada e de qualidade é prioridade da Secretaria Municipal de Educação | Foto: Elizabeth Nader

Frutas, pães, bolos, suco, arroz, feijão, proteína, verduras e legumes. A alimentação escolar contribui diretamente para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e estudantes, sendo primordial para a aprendizagem, o rendimento escolar e também a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Na rede municipal de ensino de Vitória, capital do Espírito Santo, a alimentação escolar é oferecida para quase 45 mil crianças e estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diariamente são servidas em torno de 80 mil refeições, totalizando 16 milhões de refeições por ano.

Proporcionar uma alimentação balanceada e de qualidade é prioridade da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que conta com uma equipe técnica de nutricionistas na Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), equipe da Gerência de Gestão Escolar (GGE), que são responsáveis por definir o que será servido aos estudantes na chegada à escola.

Além disso, são mais de 400 merendeiras que atuam nas unidades de ensino e também cumprem papel importante nesse processo, já que o sabor, o aspecto visual e a textura das refeições dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação das crianças e dos estudantes.

Cardápios balanceados

Mariana Santiago, coordenadora da Cane, explica sobre a composição dos cardápios servidos nas escolas.

“Os alimentos servidos nas escolas compõem cardápios balanceados e que garantem as necessidades nutricionais recomendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ainda contemplam opções específicas para estudantes que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Os cardápios também são elaborados considerando a cultura alimentar local”, afirma.

“É válido explicitar que a Política Municipal da Alimentação Escolar, busca ofertar aos estudantes alimentos in natura ou minimamente processados. A fabricação, em sua maioria, dos produtos ofertados, como pães, bolos e biscoitos, é feita na própria unidade de ensino”, ressalta.

Além disso, o cardápio para menores de 3 anos é zero açúcar, atendendo às especificidades da legislação.

Lanche na chegada à escola

Uma das novidades do ano letivo de 2022 é o lanche na chegada à escola para os estudantes do Ensino Fundamental de Vitória, um investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios para 25.996 estudantes do 1º ao 9º ano. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), essa prática do primeiro lanche já ocorria.

O lanche da chegada à escola é composto de fruas ou leite com chocolate e biscoito ou salada de frutas ou vitamina com biscoito ou mingau.

Agricultura familiar

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Estado. Atualmente, são sete cooperativas da agricultura familiar que fornecem produtos hortifrutigranjeiros: Associação de Produtores de Boa Vista, Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Cláudio, Cooperativa dos Agricultores Rurais de Domingos Martins, Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves, Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana e Cooperativa Agroindustrial de Garrafão.

Abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, além de produtos orgânicos, como banana, morango, alface e couve são alguns exemplos de alimentos fornecidos pela agricultura familiar e que vão diretamente para os pratos de crianças e estudantes de Vitória nas escolas.

Veja uma receita do cardápio escolar para fazer em casa

Bolo de banana e maçã com uva passa (sem açúcar)

  • 3 ovo
  • 1 1/2 xícara chá de aveia
  • 1 xícara de chá de trigo
  • 1/2 xícara de chá de óleo de soja
  • 2 bananas
  • 2 maçãs
  • 1 xícara de chá de uva passa
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela

Modo de preparo: bata no liquidificador as frutas o óleo e a canela (para facilitar, pique as frutas em cubos). Acrescente a aveia aos poucos e o fermento e bata mais um pouco. Despeje em uma forma untada e asse a 180 graus em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Por Brunella França


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *