Yonara Nascimento e a representatividade da mulher dominado por homens

Egressa da instituição, Yonara Nascimento, 22 anos, é a primeira inspetora de vulcanização em uma empresa de mineração com atuação local, nacional e internacional.

Yonara Nascimento – egressa Senai ES

Para quem busca se qualificar para ter mais oportunidades, o Senai ES é a melhor escolha. A instituição tem reconhecimento do mercado de trabalho, com 96% das indústrias capixabas preferindo contratar seus alunos egressos.

Além disso, o Senai oferece uma variedade de cursos que oportuniza aos alunos ter contato com as rotinas técnicas e processos da empresa, proporcionando crescimento dentro da organização.

E quem passa pelo Senai, realmente se destaca. É o caso Yonara Nascimento, 22 anos. Em 2017, ela se formou no curso de Mecânica na instituição e hoje ocupa o cargo de inspetora de vulcanização em uma empresa de mineração com atuação local, nacional e internacional.

Mulher negra, Yonara carrega consigo uma história de representatividade em um ambiente dominado por homens. Sua carreira na empresa começou ainda em um programa de trainee voltado a inclusão do gênero feminino no setor. E, ainda assim, a egressa relata que havia poucas mulheres negras participantes.

Ela destaca o quanto ser uma das primeiras a ser efetivada contribuiu para a representatividade dentro do mercado de trabalho.

“Tudo o que eu passei, toda a minha evolução, ser uma mulher negra que usa tranças, uma mulher que tem o cabelo crespo, uma mulher que não precisou ter influências dentro da empresa. E conseguir por mérito meu e pelo meu estudo, fortalece bastante e é bem empoderador”, afirmou Yonara.

Para ela, as aulas práticas que teve no Senai foi o diferencial para conseguir atuar na área industrial. “Não existe aprender mecânica e elétrica só na teoria. No meio industrial, você não vai abrir um livro para fazer manutenção, para usinar, para tornear. Assim como também não basta ser bom apenas na técnica. É preciso saber controlar os sentimentos e manter uma boa relação com as pessoas. O Senai forma um profissional completo para os desafios da indústria”, complementou.

Por Kamily Rodrigues | Estagiária sob supervisão da Gerência Executiva de Comunicação da Findes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *