Pontas e galhos de eucalipto rendem mais de R$ 4 milhões para comunidades do Norte do Espírito Santo

Projeto da Suzano beneficia 22 associações e mais de 400 pessoas

Operação de colheita de pontas e galhos resultantes desse processo são doados a associações de pequenos agricultores | Foto: P6 Comunicação

 A parceria da Suzano com as comunidades, que envolve o recolhimento de pontas e galhos após a colheita de madeira, gerou mais de R$ 4 milhões para 22 associações do Norte do Espírito Santo no ano de 2021, garantindo renda extra para 441 pessoas e suas famílias, concentradas principalmente nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Esse projeto recebeu melhorias recentemente, com a entrega de uniformes padronizados que permitem fácil identificação das equipes e um manejo ainda mais seguro.

A doação de pontas e galhos consiste no fornecimento de material disponível nas áreas da Suzano após a colheita. O supervisor de Inteligência Patrimonial da empresa, Elian Carlos Marques Correia, observa que, além da geração de trabalho e renda, o projeto gera outros benefícios para as comunidades do entorno das bases florestais da empresa, contribuindo ainda para reduzir a pressão sobre o desmatamento de vegetação nativa.

“Para participar, as associações precisaram estar legalmente constituídas, incluindo questões fiscais. As associações, devidamente regularizadas, retiram o material e vendem para ceramistas, gerando assim renda extra”, explica ele, acrescentando que a empresa atua com foco na humanização dos processos e na manutenção da proximidade com as comunidades.

Uniformes

A entrega dos uniformes para as comunidades que participam das atividades de recolhimento de pontas e galhos em áreas da Suzano foi realizada no final de dezembro, no auditório Centro de Operações de Conceição da Barra (COCB). Além dos uniformes que protegem os coletores e padronizam as equipes, toda a coleta é realizada com equipamentos de segurança, como luvas, óculos, capacetes, perneiras e botinas.

De acordo Andreia Costa da Silva Carvalho, integrante da Associação de Moradores, Pequenos. Produtores Rurais e Descendentes de Quilombolas da Comunidade Santa Luzia do Rio Preto (São Mateus), o projeto com a Suzano é importante por garantir renda extra fora do período de colheita dos agricultores.

“Somos pequenos agricultores. Quando trabalhamos com pontas de galhos nas áreas da Suzano, isso ajuda na nossa vida, principalmente quando essa renda chega em momentos onde não contamos com nossas vendas do período de colheita”, conta ela.

A Atividade de Pontas e Galhos é um dos programas desenvolvidos pela Suzano em consonância com a meta tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas áreas de suas operações até 2030. Além dessa atividade, a empresa desenvolve outras ações que buscam fortalecer a agricultura familiar, estimular o empreendedorismo e outras iniciativas que contribuem para gerar renda para diversas famílias nas regiões onde a empresa mantém suas operações.

Por Rogéria Gomes | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *