Franco Fiorot participa de reunião em São Paulo sobre melhorias na comercialização de mamão

O setor de mamão tem grande relevância econômica e social para o Espírito Santo e para Linhares | Foto: Secom/PML/ES

O secretário de Agricultura do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, Franco Fiorot, a convite da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya ( ), participou de uma reunião técnica sobre melhorias na comercialização do mamão, realizada na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo. Na oportunidade foi definido um grupo de trabalho que irá diagnosticar a situação da comercialização e propor formas para melhorar as condições de venda da fruta produzida no Brasil.

O setor de mamão tem grande relevância econômica e social para o Espírito Santo e para Linhares, representando cerca de 20% do PIB agrícola local, conforme informou o secretário.

“A Ceagesp é o principal centro de distribuição de hortifrúti do país. Cerca de 10% do mamão produzido no Brasil passa por lá e grande parte sai de Linhares e do todo o Espírito Santo. Esse grupo formado será de grande importância, pois, por meio dele vamos discutir melhorias na cadeia produtiva, por meio da rastreabilidade e boas práticas agrícolas”, explicou Fiorot.

O diretor executivo da Brapex, José Roberto Macedo Fontes, disse que as exportações de frutas brasileiras cresceram 25% nos últimos cinco anos, sendo que 58% seguem para a União Europeia. Em 2020, o mamão respondeu por cerca de R$ 44 milhões das negociações e, segundo ele, 70% da produção fica no mercado interno.

“Todos os atores precisam entender as mudanças na cadeia, bem como as alternativas para deter ameaças. Queremos um mercado justo, remuneração justa ao produtor e alimento seguro para o consumidor”, afirmou.

Também participaram do encontro, o presidente da Brapex, Bruno Pessotti; o superintendente do Ministério da Agricultura do ES, Aureliano Nogueira da Costa; representante do Idaf do ES, Daniela Abreu; o superintendente federal de Agricultura em São Paulo, Andréa Moura; o coordenador geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, Hugo Caruso; o chefe da seção de Qualidade da Ceagesp, Gabriel Bitencourt; a promotora do MP, Ana Beatriz Frontini; além de produtores e empresários capixabas ligados ao setor.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *