Novos painéis solares estão sendo instalados no Ceunes, em São Mateus

Foto: divulgação Ceunes

O uso de energias renováveis vem se popularizando, visando tanto alcançar metas de redução de emissão de gases de efeito estufa quanto diminuir custos econômicos. Para contribuir com esses esforços, a Ufes está instalando painéis fotovoltaicos no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Será o terceiro complexo solar da Ufes, que já conta com instalações em Goiabeiras e Maruípe.

A instalação no Ceunes será realizada em duas etapas. Na primeira fase, iniciada em dezembro de 2021 e prevista para ser concluída em abril deste ano, estão sendo instalados 676 painéis, que poderão gerar até 368,42 quilowatt-pico (kWp). Já na segunda etapa, serão colocadas 360 placas, com pico de geração de 196,2 kWp, que devem começar a operar até o fim de 2022.

Ao final, serão 1.036 painéis fotovoltaicos instalados, com capacidade de geração máxima de 564,62 kWp. Isso representa uma redução de 40% do consumo do campus de São Mateus e de cerca de R$ 50 mil nos gastos mensais com eletricidade (aproximadamente 30% do total). A soma do investimento é de R$ 2.354.905,80, com recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC). Estima-se que, em menos de cinco anos após a conclusão das obras, o montante investido já será compensado com a redução nos custos com energia elétrica.

Em termos ambientais, o complexo solar do Ceunes tem potencial para evitar a emissão de 481 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o equivalente ao plantio de 3.400 árvores.

“É uma obra que só traz ganhos para a Universidade. Precisamos avançar em termos de energia limpa e também reduzir os custos a fim de liberar recursos para serem aplicados em outras ações”, ressalta o diretor do Ceunes, Luiz Antônio Favero Filho.

Maruípe e Goiabeiras

A Ufes conta com duas usinas solares já em operação. Em 16 de março de 2020, foram inauguradas as unidades de Maruípe e de Goiabeiras. No total, são 17 mil painéis solares instalados em Vitória.

A usina de Maruípe tem capacidade de geração de 441,95 kWp. Já a de Goiabeiras foi concluída em duas etapas: a primeira tem capacidade de geração de 4.156,23 kWp e já está em operação. A segunda fase, com capacidade de 842,93 kWp, está concluída e aguarda homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da EDP. A capacidade final de geração do complexo de Goiabeiras é de 4.999,16 kWp. A redução de consumo de energia será calculada quando a Universidade retomar o ensino presencial.

Por Vinícius Fontana


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *