Cultura e Assistência Social promovem “Baile da Convivência” na próxima segunda (21), em Vitória (ES)

MUCANE – Museu Capixaba do Negro | Foto: Leonardo Silveira

Com o objetivo de ofertar às crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) um baile de Carnaval, valorizando a cultura que envolve essa tradição, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza, na próxima segunda-feira (21), o “Baile da Convivência”, em Vitória, capital do Espírito Santo.

A atividade ocorre no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), no Centro histórico da capital, em dois horários: das 09 às 10h30 e das 14 às 15h30.

De acordo com a orientadora social, Muriel Falcão, a ação visa a realização de um intercâmbio entre as crianças atendidas pelos Cajuns nas imediações do Mucane.

“É uma oportunidade de troca de experiências e saberes. Queremos promover o reconhecimento e a valorização da cultura local por meio das manifestações culturais presentes no território”, afirma Muriel.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz,  explica que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é essencial para o trabalho desenvolvido pela Semas. “As atividades com crianças são fortalecidas em ações que os fazem conhecer e estar em equipamentos públicos da cidade. Muito nos alegra ter esse trabalho consolidado e poder contar com o apoio da Cultura, que é tão importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, afirma.

Para a Coordenadora Técnica do SCFV para Crianças e Adolescentes, Vanderléia Bortolini, a realização do Baile vai muito além do que um simples passeio.

“Essas crianças sairão dos seus bairros para participarem como protagonistas em uma imersão cultural por meio de oficinas riquíssimas. É um evento pensado no crescimento sociocultural deles. É uma forma de acesso a vários direitos, que lhes são garantidos por Lei”, declara a coordenadora.

“A parceria com o Mucane vem como uma oportunidade de promover de modo distinto as visibilidades à constituição do ser, a construção de identidades, o reconhecimento no território e o respeito com o outro,” acrescentou.

“É muito bom ver o Mucane que é um espaço de fortalecimento das culturas afrobrasileiras sendo tão bem ocupado por ações como essa. Nosso maior compromisso é acolher as comunidades, os projetos sociais e as manifestações culturais que impulsionam a vida na cidade”, ressaltou o pedagogo e coordenador do Mucane, Jocelino da Silva Júnior.

A programação contará com oficinas de confecção de máscaras de Carnaval, pintura facial, produção de adereços, instrumentos recicláveis e também de percussão. Ponto alto da ação socioeducativa, a Escola de Samba Imperatriz do Forte estará presente no local animando a folia da criançada.

Protocolos

A fim de evitar aglomeração e em respeito às normas das autoridades sanitárias referentes ao combate e controle da pandemia do Coronavírus, apenas três das quatorze unidades de atendimento estarão presentes ao evento. Participam das atividades os Cajuns dos bairros Do Quadro, Caratoíra e Bela Vista.

Excepcionalmente nesta segunda-feira (21) o Mucane estará fechado exclusivamente para a atividade da Prefeitura.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *