Comemorações do mês da mulher relembram os 90 anos do voto feminino no Brasil

Campanha desenvolvida anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara busca refletir sobre diversos temas relacionados às mulheres | Foto: Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara

Anualmente, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados desenvolve a campanha Março Mulher, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Neste ano, as atividades terão como foco central os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil. As ações são desenvolvidas em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e com apoio de instituições parceiras.

O principal objetivo da campanha é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero, além de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), afirma que é “fundamental celebrar os 90 anos de direito ao voto feminino no Brasil e enaltecer o empenho de mulheres que participaram do movimento sufragista, e enfrentaram as dificuldades de serem as primeiras mulheres eleitas”.

Ela ressalta que ainda há desafios a serem alcançados para ampliar a participação das mulheres na política, em todos os níveis e esferas de poder. “Nossa luta não é fácil, mas seguimos firmes, inspiradas por nossas antecessoras e dispostas a construir um caminho cada vez menos tortuoso para as próximas que virão”, declarou Celina Leão.

Já a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) afirma que o debate sobre o voto feminino coloca em evidência “uma parte da história das mulheres e algo importantíssimo a ser lembrado: a vida das mulheres na política nunca foi fácil e, até hoje, é um desafio imenso para elas existirem e resistirem na vida pública”.

Tereza Nelma ressalta que, como procuradora da Mulher na Câmara, uma das partes mais importantes de seu trabalho é ampliar os instrumentos disponíveis para que as mulheres possam viver uma vida livre de violência. “E isso inclui o combate à violência política, que insiste em nos excluir dos espaços públicos para que nossas vozes não sejam ouvidas.”

Programação

  • 2º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher
    Dia 7 de março, das 9 às 17 horas
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Entrega da Medalha Mietta Santiago
    Dia 8 de março, às 9 horas

Criada em 2017 por iniciativa da Secretaria da Mulher, a condecoração visa valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

  • Iluminação especial do prédio do Congresso
    Dia 8 de março, às 19 horas
  • Ato pela assinatura da Convenção 190 da OIT sobre violência e assédio no trabalho
    Dia 9 de março, das 17 às 18h30
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Debate sobre o enfrentamento à violência política
    Dia 15 de março, às 10 horas
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Ação de conscientização sobre endometriose, por solicitação da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora de projeto de lei que cria o Dia Nacional da Endometriose
    Dia 15 de março, às 15 horas
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Seminário “Avanços Legislativos e Preparação das Candidaturas Femininas para as Eleições de 2022”
    Dia 21 de março, das 9 às 17 horas
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Debate sobre mulheres indígenas na política
    Dia 22, das 10 às 11h30
    Participe pelo portal e-Democracia
  • Debate sobre os 90 anos do voto feminino no Brasil
    Dia 29, das 15 às 17 horas
    Participe pelo portal e-Democracia

Por Agência Câmara de Notícias


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *