Espírito Santo poderá ter rota das cervejas e dos cafés

Segundo o deputado Marcelo Santos, intuito é fortalecer a economia dos municípios da região do Caparaó

Segundo Marcelo, região se destaca na produção de café arábica e café especiais | Foto: Incaper

A produção de cervejas artesanais e de cafés especiais vem crescendo no Espírito Santo. Pensando em explorar esse potencial econômico, o deputado Marcelo Santos (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 94/2022, que cria a Rota das Cervejas Artesanais e dos Cafés de Qualidade do Caparaó Capixaba. 

De acordo com a proposição, os municípios integrantes da rota são Dores do Rio Preto, Muniz Freire, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Iúna. A ideia é fortalecer o desenvolvimento turístico da região, por meio de um percurso de 90 km, passando por rodovias como a ES-379 e a BR-262. “A rota abriga um território amplo, de belezas naturais, com um riquíssimo potencial turístico e histórico-cultural, ainda pouco explorado”, frisa Marcelo. 

O parlamentar conta que o objetivo é integrar as propriedades rurais, as agroindústrias da agricultura familiar, as cervejarias artesanais, as cafeterias, os empreendimentos do ecoturismo, as belezas naturais e arquitetônicas e todos os valores culturais e imateriais dos municípios, como gastronomia, artesanato, museus, festas e manifestações artísticas. 

“Vai impulsionar a economia, gerar novas oportunidades de renda com a comercialização de produtos e serviços e aumentar o fluxo de turistas na região. Os municípios são destaque na produção de café arábica e estão ampliando cada vez mais a produção de cafés especiais. Também possuem em torno de 10 cervejarias com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, afirma.

O PL 94/2022 terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. Se a proposta for aprovada e virar lei, a nova legislação vai entrar em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Por Gleyson Tete


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *