Linhares realiza mutirão para vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana

Sexta (11), 8h às 16h, em todas as unidades de saúde dos bairros e interior; sábado (12), Unidades Bebedouro, Planalto e Colina, das8h às 16h. Todas as doses para adultos e crianças, sem precisar agendar

Foto: Secom/PML/ES

O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, realiza um mutirão de vacinação contra a Covid-19 em dois dias neste fim de semana. Na sexta-feira (11), a ação de imunização acontece em todas as 32 unidades de saúde com salas de vacinação nos bairros e interior, de 8 às 16 horas. No sábado (12), a vacinação acontecerá em três unidades: Bebedouro, Planalto e Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colinadas 8 às 16 horas.

No mutirão, serão oferecidas as vacinas contra a Covid-19 para todas as idades. As doses D1, D2 e D3 estarão disponíveis para toda a população e a D4 somente para as pessoas imunossuprimidas. Não é preciso agendamento prévio.

Linhares vacinou até agora 123.929 pessoas de um público-alvo de 162.296. O público totalmente vacinado, então, é de 76%. Mas, 19.549 estão com a segunda dose em atraso.

Em relação à vacinação infantil, 33% do público-alvo de 19.060 crianças de 5 a 11 anos de idade recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Linhares. Desde o início do esquema vacinal infantil no município, na segunda quinzena de janeiro, os pais ou responsáveis de apenas 6.410 menores levaram os seus filhos a uma sala de vacina.

O número de vacinados com a segunda dose chega a 447, ou 2% do público que deve ser imunizado. O que já chama a atenção também é o número de imunossuprimidos de 5 a 11 anos com atraso no prazo para receber a segunda dose: 2.010 crianças. Os pequenos completaram o ciclo vacinal após a primeira dose e não compareceram na unidade de saúde mais próxima para receber a segunda dose do imunizante, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos de Barros, destaca que a vacina infantil contra a Covid-19 passa a ser importante a partir do momento em que a doença passou a afetar as crianças de forma diferenciada. Em um primeiro momento, as doenças passaram ilesas pelas crianças, sem sintomas, e não justificava vacinar os pequenos. Mas, com as novas variantes, as crianças se tornaram sintomáticas.

“Começamos a perceber crianças com sintomas graves, internadas, e, infelizmente, indo a óbito. O perfil da doença mudou e começou a afetar acentuadamente as crianças. Assim, a vacina infantil também é fundamental”, ressalta.

 Vacina segura

Vale destacar o que diz a equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): “as vacinas passaram por três testes antes da liberação. Portanto, são seguras, eficazes e fundamentais para proteger as crianças contra o coronavírus”.

 A Secretaria de Saúde alerta aos pais e responsáveis e a população em geral que a segunda dose da vacina é tão importante quanto à primeira. Para que haja eficácia, o ideal é que tenha o esquema vacinal completo. É preciso estar vacinado no mínimo com as duas doses, e, depois, os reforços.

Vacina para diabéticos

No sábado, será oferecida também a vacina pneumo 13 para pessoas diabéticas e imunossuprimidas e que apresentarem laudo médico. “Essa vacina é muito importante e essas pessoas precisam ser imunizadas”, informou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares. Jackelene só lembrou que não há uma quantidade muito grande de doses, mas quem procurar a pneumo 13 será contemplado enquanto durar a oferta”.

Quarta dose

A Secretaria de Saúde esclarece à população que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada apenas nas pessoas imunossuprimidas. Então, recebem a D4 os pacientes soropositivos, pacientes que fazem hemodiálise e aqueles em tratamento oncológico. Por enquanto, a quarta dose ainda não é oferecida a todos. A Vigilância Epidemiológica lembra que os pacientes imunossuprimidos devem apresentar ainda o laudo médico que comprove a sua situação clínica.

Vacinação no dia a dia

A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Covid-19 para adultos e crianças diariamente, de segunda a sexta, nas 32 salas de vacinação nos bairros e no interior do município. O atendimento é 7h30 as 16h, sem agendamento.

 Mas, quem não tem tempo durante o dia para se vacinar ou levar os filhos pode utilizar três dias da semana para vacinação à noite. As unidades do Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro atendem até às 8 da noite, também por livre demanda, às segundas, terças e quartas.

 A Prefeitura de Linhares tem criado toda a logística no sentido da disposição de profissionais e unidades disponíveis para a vacinação em geral no município.

Importante

Vale lembrar, que os pais e/ou responsáveis devem observar os cartões de vacinação das crianças, uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra a Covid-19.  Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias, após o início dos sintomas, para receber o imunizante.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *