Projeto desenvolvido pela Saúde de Vitória é finalista em premiação nacional

Foto: Divulgação Semus

O projeto “Cuidado integral à saúde das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): estratégias para a Atenção Primária”, que relata o trabalho realizado pelas unidades básicas de saúde de Vitória nestas instituições, foi um dos finalistas no Prêmio Atenção Primária em Saúde (APS) Forte no SUS e único representante do Espírito Santo no concurso nacional. 

A referência técnica em Saúde do Idoso da capital, e uma das servidoras que inscreveu o trabalho no concurso, Sandra Bissoli, comemora a colocação como finalista do projeto no Premio APS. “Ficamos muito felizes por termos chegado tão longe nessa premiação, é uma grande conquista e incentivo para nós, sinal de que estamos no caminho certo. É também uma conquista da população idosa institucionalizada de Vitória, que é cuidada com muita responsabilidade e compromisso pela equipe da Secretaria de Saúde de Vitória”, declara.

Thaís Cohen, secretária de Saúde de Vitória, ressalta o reconhecimento da qualidade do trabalho e dos profissionais da Secretaria de Saúde (Semus). “Essa conquista da equipe demonstra a qualidade do trabalho entregue e o comprometimento profissional de todos, que com uma estratégia extremamente resolutiva vem trazendo benefícios importantes para os moradores de Vitória”, afirma.

Unidades de Saúde e Instituições

O trabalho apresentado na premiação detalha como as unidades de saúde monitoram e apoiam as ILPIs existentes na capital, garantindo consultas, exames, medicamentos, vacinação, acompanhamento odontológico, materiais de curativo, dentre outros, necessários ao cuidado integral dos idosos residentes nessas instituições.

“Durante a pandemia também fizemos um acompanhamento diferenciado nas ILPIs, realizando testes e vacinação nos locais, monitorando diariamente a situação de saúde de todos os idosos residentes nessas instituições”, explica Sandra Bissoli.Divulgação Semus

Ação Saúde ILPI
Atendimentos de saúde em ILPI.

A capital possui, ainda, uma Comissão formada por representantes das áreas de atenção a saúde, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária que avalia e monitora o Plano de Atenção Integral em Saúde da Pessoa Idosa Institucionalizada, elaborado pelas ILPIs. “O objetivo é auxiliar as instituições na organização da atenção à saúde das pessoas idosas que vivem nas ILPIs, considerando ações individuais e coletivas, provimento da assistência, para garantir um tratamento digno e humanizado para essa pessoa idosa institucionalizada”, detalha Sandra.

Uma das ILPIs acompanhadas pela Semus é o Lar Monsenhor Alonso. Segundo a  referência na área da saúde da instituição, Evânia Cardoso Pereira Bayer (Vânia), a parceria com a unidade de saúde ajuda muito na rotina das pessoas idosas e dos trabalhadores da ILPI. “Nossa instituição fica próxima à unidade de saúde do Centro. Com isso, o apoio da unidade é sempre muito rápido além do vínculo que a equipe e os residentes desenvolvem com os profissionais de saúde da unidade. Especialmente para os idosos com algum transtorno mental ou sem familiares, esse vínculo faz muita diferença na qualidade de vida deles”, declara Vânia.

Prêmio

O Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, busca reconhecer experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde no Brasil e promover a troca de conhecimento, usando os melhores exemplos como subsídios para políticas públicas e qualificação da atenção primária. A iniciativa é promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde.

As experiências finalistas (12), dentre as quais se encontra a de Vitória, vão compor uma publicação técnica eletrônica editada pela OPAS e Ministério da Saúde, chamada Navegador SUS. Os projetos finalistas também serão apresentados pelos autores em lives semanais durante o mês de março, no canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS, pelo Youtube. A live para apresentação do projeto de Vitória acontecerá no dia 24/03, às 17h.

Por Giovana Rebuli Santos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *