Março Azul Marinho: foco na conscientização e prevenção do câncer colorretal

Luiz Fernando Mazzini Gomes destaca que alterações nos hábitos intestinais são alguns dos sintomas merecem atenção | Foto: P6 Comunicação

Março Azul Marinho marca o mês de conscientização e prevenção do câncer que atinge mais de 40 mil brasileiros e está entre os mais frequentes no país, o câncer colorretal. Os pólipos são a origem da maioria dos tumores que se localizam no intestino grosso, cólon ou no reto, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O cirurgião oncológico da Oncoclínicas ES Luiz Fernando Mazzini Gomes destaca que alterações nos hábitos intestinais, dor abdominal, presença de sangue e muco nas fezes e perda de peso são alguns dos sintomas merecem atenção.

Obesidade, sedentarismo, alimentação com alto teor de gordura, e em menor percentual, algumas características genéticas contribuem para o aumento do risco desse tipo de câncer. De acordo com o oncologista, é preciso adotar hábitos mais saudáveis para a prevenção. “Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos diariamente, perder peso e ter uma alimentação com baixo teor de açúcares”, reforça.

Diagnóstico precoce

Exames são essenciais para monitorar e, principalmente, no diagnóstico precoce. “O câncer colorretal apresenta chances de cura se diagnosticado precocemente. Pesquisa de sangue oculto nas fezes, exame endoscópico a partir dos 45 anos para a retirada de possíveis pólipos apoiam no rastreamento e prevenção. O diagnóstico é feito pelo exame de colonoscopia, com biópsia da lesão”, explica Luiz Fernando.

Para mais informações, acesse: https://www.grupooncoclinicas.com/cecon

Por Marianna | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *