Conheça 9 mitos e verdades sobre a Telemedicina

Custo, regulamentação, segurança e estrutura são algumas questões que geram dúvidas sobre o serviço | Foto: Freepik/telemedicina

Como funciona? Será que custa caro? Exige estrutura complexa? É seguro? É regulamentado? A telemedicina ainda é um assunto novo, mesmo com os avanços tecnológicos na área da saúde.  

A facilidade do método em permitir um diagnóstico médico ágil e seguro pode gerar dúvidas sobre a eficiência do serviço, e a qualidade e segurança dos laudos on-line.  

“É uma forma de ampliar o acesso à saúde de qualidade, a partir de ambientes remotos, às empresas situadas nos municípios de todo Estado. Assim, oferecemos maior agilidade no atendimento e facilitamos a coordenação dos cuidados com a saúde, consultas e acompanhamentos on-line″, diz o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a telemedicina? Confira 9 mitos e verdades em torno do serviço. 

1. Tecnologia cara 

Mito! Acredite, o custo para implementação de atendimento de telemedicina na empresa é baixo, o que amplia a sua acessibilidade.  

2. Redução de custos 

Verdade! A empresa elimina uma série de procedimentos administrativos, como impressão de documentos, e o paciente economiza o tempo, podendo receber o atendimento de onde estiver, a partir de um clique.  

3. Segurança é questionável 

Mito! O atendimento é feito em plataforma on-line segura, que permite ao médico emitir receitas e ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente. Além disso, o profissional também pode se comunicar e trocar conhecimentos com outros colegas, ampliando a avaliação médica. 

4. É regulamentada no Brasil 

Verdade. Desde 2002, o serviço é regulamentado no Brasil, pela Resolução do CFM nº 1.643, que orienta o trabalho dos profissionais e confere toda segurança à integridade dos pacientes. Mas, foi com a lei nº. 13.989, em abril de 2020, com a crise do coronavírus, que o uso da telemedicina ganhou evidência.  

5 – Reduz a humanização no atendimento 

Mito. O atendimento médico à distância proporciona mais agilidade, conforto e facilidade de acesso aos pacientes, e tudo isso de forma segura. Durante a pandemia do novo coronavírus, um dos benefícios foi fazer a triagem dos pacientes na teleconsulta e direcionar para o atendimento presencial os casos necessários. 

6. Fácil acesso a laudos médicos 

Verdade. Os laudos médicos ficam registrados no sistema, em um prontuário eletrônico, o que permite aos profissionais compartilhar as informações entre si e com os pacientes de forma rápida. O que auxilia na definição do tratamento mais adequado para o paciente, e também o seu rápido início.  

7. Foco no exame 

Mito. O exame faz parte do processo de atendimento médico que consiste no diagnóstico.  Os resultados dos exames solicitados são enviados para a equipe médica, que analisa e emite o laudo com o parecer. Dessa forma, a saúde do paciente é foco principal do serviço.  

8. Segurança no armazenamento de dados 

Verdade. As informações sobre os pacientes podem ser acessadas apenas pelos profissionais autorizados, que têm acesso aos prontuários. Os dados de cada pessoa são protegidos por sistemas de gestão em um ambiente virtual protegido. 

9. Atendimento apenas via plano de saúde 

Mito. A telemedicina é uma assistência de saúde avulsa, sem vínculo a plano de saúde e com atendimento diferenciado, conforme o plano definido. É uma forma de garantir saúde e qualidade de vida para os funcionários e seus familiares, além de proporcionar mais conforto e segurança.  

Saúde do colaborador em dia 

No programa de telemedicina do Sesi ES, os colaboradores contam com médicos e enfermeiros disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, acelerando o atendimento médico e resultando em muito mais qualidade de vida e redução do absenteísmo. 

A consulta é por videochamada, de acordo com a gravidade dos sintomas, e pode ocorrer de maneira imediata ou com agendamento realizado por meio do site ou aplicativo.

As empresas do Espírito Santo, seja indústria, comércio, serviços, e outras, poderão adquirir o serviço em duas modalidades. Na “Vida Ativa”, em que o custo é mensal e fixo por funcionário e os atendimentos são ilimitados ou “Serviço Avulso”, feito sob demanda e o custo por consulta.  

Por Fernanda Gomes



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