Linhares lança V Concurso de Qualidade do Café Conilon

Lançamento será realizado em encontro da pré-colheita que acontece sábado, dia 26

Na programação consta uma série de palestras envolvendo diversas temáticas | Foto: Jader Júnior

Os produtores rurais de Linhares, região norte do Espírito Santo, já estão se preparando para iniciar um dos períodos mais aguardados do ano: a colheita do café. No próximo sábado, dia 26, acontecerá o III Encontro da Pré-colheita do Café Conilon, no Sítio Peruchi’s, em Baixo Quartel, e o lançamento do 5º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares. A partir das 7h30, os produtores terão uma manhã de muita informação sobre preparação dos grãos e tecnologia, produção sustentável.

Após abertura oficial da pré-colheita, na programação consta uma série de palestras envolvendo diversas temáticas. A primeira, “Agricultura Digital: Produção sustentável no café”, será ministrada pela empresa Agrosmart; na sequência, “Tecnologia fertilizantes Heringer para nutrição de plantas”, pela empresa Heringer; Marcelo Ribeiro, da RTV Syngenta falará sobre “Inovações”; o pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho vai abordar sobre “Degustação de cafés para difusão da qualidade da xícara” e uma “Bate papo de café” será conduzido por Marcus Magalhães, especialista em mercado de café.

Às 10h20 será entregue uma das cinco “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, que consiste na instalação de terreiros suspensos para secagem de café, via Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, informou que o encontro faz parte das ações integradas do Programa Linhares Coffee que antecedem a safra do grão. “É um evento voltado ao conhecimento para qualificar cada vez mais os produtores quanto às boas práticas que agregam visibilidade e valor comercial ao produto final. É um momento, também, para promover a integração entre os produtores, compartilhando suas experiências, fortalecendo o setor agrícola”, disse o secretário.

O evento é uma realização do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, da Prefeitura de Linhares, e Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq), com patrocínio da Atilla Torradores, Syngenta, Sicoob, Faes/Senar/Sindicatos, Sebrae, Kubit Café, e apoio do Sindicato Rural de Linhares (SRL), Incaper e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama.

Confira a programação completa:

  • 7h30 – Credenciamento
  • 8h – Abertura Oficial da Pré-colheita
  • 8h10 – Agricultura Digital: Produção sustentável no café – Com empresa Agrosmart
  • 8h30 – Tecnologia fertilizantes Heringer para nutrição de plantas – Com empresa Heringer
  • 8h50 – Inovações Syngenta – Com Marcelo Ribeiro, da RTV Syngenta
  • 9h30 – Degustação de cafés para difusão da qualidade da xícara – Com José Altino Machado Filho, pesquisador do Incaper
  • 10h – Bate papo de café – Com Marcus Magalhães, especialista em mercado de café.
  • 10h20 – Linhares Coffee – Entrega da Unidade de Referência em Qualidade de Café Conilon e lançamento do 5º Concurso da Qualidade do Café Conilon de Linhares
  • 10h50 – Sorteio de brindes
  • 11h30 – Encerramento

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *