FGV lança pesquisa sobre demanda e oferta de professores no Brasil

A presente pesquisa analisou a oferta e demanda de professores da Educação Básica no Brasil, buscando compreender se há ou haverá falta de professores nas múltiplas dimensões desse fenômeno | Foto: FGV

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em parceria com o Instituto Península apresenta os resultados finais da pesquisa de Oferta e Demanda de Professores do Brasil. A presente pesquisa analisou a oferta e demanda de professores da Educação Básica no Brasil, buscando compreender se há ou haverá falta de professores nas múltiplas dimensões desse fenômeno (principalmente entre regiões brasileiras e disciplinas), e quais fatores influenciam os possíveis desequilíbrios entre oferta e demanda docente.

A partir de uma sistematização inicial de literatura sobre tema, foram incorporadas à análise as heterogeneidades territoriais e regionais e entre etapas e redes de ensino, assim como o problema da escassez oculta, isto é, as estratégias alternativas adotadas pelas redes de ensino para garantirem professores em sala de aula mesmo que não tenham as habilitações necessárias para o ciclo ou disciplina em questão. Foram coletados e analisados dados quantitativos do Censo Escolar, do Censo do Ensino Superior e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Somou-se a essa análise quantitativa a realização de 30 entrevistas semiestruturadas com diversos atores chave ligados à política educacional brasileira, ex-gestores e gestores do governo federal, estados e municípios, representantes de sindicatos, representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e especialistas.

Por fim, realizou-se uma análise em maior profundidade de quatro casos – incluindo a rede estadual e duas redes municipais em cada um deles, a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas com gestores das redes de ensino, representantes de sindicatos e professores em diferentes momentos da carreira.

Este Relatório final incluiu uma sistematização dos principais achados das fases anteriores da pesquisa, descritos em maiores detalhes nos Relatórios 1 e 2, com o estudo dos dados coletados na análise em maior profundidade de quatro casos e uma discussão sobre os principais desafios na oferta e demanda de professores no Brasil, além dos desenhos de políticas que seriam efetivos para responder a esses desafios.

O estudo verificou que há importantes desequilíbrios entre oferta e demanda que já afetam as redes de ensino e, se nada for feito, continuarão a afetar a distribuição dos docentes, reforçando desigualdades no acesso e na qualidade na Educação Brasileira. Entre os achados da pesquisa que devem ser mais destacados, constataram a carência de professores em disciplinas nas ciências naturais e em língua inglesa num patamar preocupante, a desigualdade territorial da distribuição docente em termos de capacitação e a fragilidade da articulação entre formação e construção de carreiras docentes.

Para ter acesso a pesquisa completa, acesse o site.

Da Redação | Com informações da FGV


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