Comissão de Segurança aprova convocação de secretário estadual de Justiça do Espírito Santo

Pedido de convocação do secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva de Mello, será encaminhado para votação do Plenário

Servidores acompanharam reunião do colegiado no Plenário Dirceu Cardoso | Fotos: Lucas S. Costa

Por três votos a dois, a Comissão de Segurança aprovou, nesta segunda-feira (28), ofício do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) solicitando a convocação do secretário de Justiça, Marcello Paiva de Mello, para participar de reunião do colegiado. 

O objetivo, de acordo com o documento, é debater problemas relacionados ao sistema penitenciário estadual. O requerimento para convocação do secretário será enviado ao Plenário para votação pela totalidade dos deputados estaduais. 

Votaram a favor da convocação, na Comissão de Segurança, os deputados Danilo Bahiense, Capitão Assumção (PL) e Theodorico Ferraço (DEM). Foram contrários Luciano Machado (PV) e Dr. Emílio Mameri (PSDB). O presidente Luiz Durão (PDT) se absteve da votação. 

Após a proclamação do resultado pelo presidente, o deputado Freitas (PSB), que participava da reunião de forma virtual, manifestou seu voto contrário. Mas Durão não contou o voto do parlamentar, pois já havia proclamado o resultado final. 

Deputado Danilo Bahiense

Autor do requerimento, Bahiense questionou se existe necessidade do pedido de convocação passar pelo Plenário. Segundo o deputado, existe divergência de entendimento entre a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa (Ales). O deputado Luiz Durão informou que consultaria a Procuradoria da Casa sobre o assunto. 

Em entrevista, Bahiense explicou que existem vários problemas na área da segurança pública no Espírito Santo e que os secretários de Segurança, Alexandre Ofranti Ramalho, e de Justiça, Marcello Paiva de Mello, já foram convidados pelos deputados para prestar esclarecimentos em colegiados da Casa e não compareceram. 

A convocação do titular da Sejus é, segundo Bahiense, para tratar de temas relacionados às condições de trabalho dos policiais penais, entre outros assuntos. 

Polícia penal

A reunião do colegiado foi acompanhada pelos policiais penais, que lotaram o Plenário Dirceu Cardoso. Nas galerias, cartazes com denúncias de assédio moral e pedidos para o recebimento de adicionais noturnos e de risco de vida, entre outras reivindicações. 

O presidente Luiz Durão abriu espaço para que um dos representantes falasse em nome da categoria. Quem discursou foi o servidor Harley Taboada, que listou os problemas que, segundo ele, são enfrentados pela classe: baixos salários, superlotação dos presídios, excesso de trabalho, falta de informação sobre a regulamentação do plano de carreira, assédio moral e perseguições. Ele comemorou a aprovação do requerimento de convocação do titular da Sejus para esclarecer sobre esses temas. 

Por Titina Cardoso


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *