Cesan: deputados cobram mais ligações à rede

Danilo Bahiense e Bruno Lamas pediram atuação da autarquia em bairros mais carentes

Parlamentar disse que pediu ajuda de promotores para resolver assunto | Fotos: Ellen Campanharo

O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) fez um apelo ao governo do Estado para que acione a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Segundo o parlamentar, é preciso efetuar as ligações de unidades residenciais e comerciais à rede coletora de esgoto em comunidades mais carentes.

Conforme Danilo, em pronunciamento nesta terça-feira (29) na sessão ordinária, quase 30 mil imóveis estão fora da rede da Cesan, pois os proprietários não dispõem de recursos para fazer as ligações.

Além de pedir ao Executivo para que auxilie as famílias carentes nas ligações, Bahiense encaminhou indicações aos promotores de Justiça de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana solicitando que exijam da autarquia o atendimento desta demanda.

O deputado Bruno Lamas (PSB), que faz parte da base governista, apoiou Bahiense em seu apelo e lembrou que a Cesan já está com cerca de 96% da rede coletora instalada em toda a sua área de atuação no estado, mas as ligações não têm acontecido no mesmo ritmo.

Bibliotecas

Já Sergio Majeski (PSB) lamentou o fato de nenhuma escola da rede pública estadual dispor de bibliotecários. Conforme o parlamentar, por causa disto as poucas unidades de ensino que contam com bibliotecas ficam sem utilizá-las, pois não há profissional responsável para fazê-las funcionar.

Majeski defendeu a contratação de bibliotecários pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e afirmou que os municípios enfrentam o mesmo problema – com exceção de Vila Velha, a única cidade a contar com esse tipo de profissional, ressalvou o deputado.

O parlamentar voltou a criticar as condições das escolas estaduais e reforçou pedidos feitos em outras sessões para investimentos na climatização, reformas e ampliação de unidades de ensino em vários municípios do estado.

Bruno Lamas discordou das declarações de Majeski e disse que, ao contrário das críticas do colega, tem visto uma revolução no ensino estadual. Conforme Lamas, há construção de novas escolas em todas as regiões capixabas.

Ele acrescentou que apenas na Serra, sua base eleitoral, 18 unidades estão sendo construídas, com “excelente” padrão de qualidade e vão contar com bibliotecas e climatização.

Por Jonas Valente | Agência Brasil 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *