Comunidades vizinhas são protagonistas em projetos da Suzano

Empresa firma parceria com associação de catadores de recicláveis e cooperativa agrícola que fornece alimentos para o restaurante industrial, em Aracruz

Reciclagem – Representantes da Recicle Aracruz, Prefeitura e Suzano | Foto: P6 Comunicação

Gerar e compartilhar valor e Só é bom para nós se for bom para o mundo são dois direcionadores de gestão da Suzano, empresa que é líder global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto, que estão muito alinhados a duas iniciativas que se sobressaem no município de Aracruz, região norte do Espírito Santo: a parceria com a Cooperativa de Agricultores Familiares (CAF) e o Recicle Aracruz.

Essas propostas estão alinhadas à mentalidade ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), que caracterizam a gestão sustentável dos negócios. Há algumas semanas, a empresa firmou contrato com a Recicle Aracruz, uma associação de catadores de recicláveis que faz a coleta de materiais na unidade industrial da companhia. Além de receberem pelo serviço, os catadores ainda se beneficiam com a venda dos resíduos coletados que podem ser reaproveitados.

“Até recentemente, pagávamos uma empresa privada para executar esse serviço. Agora, com a associação, geramos renda e oportunidades. Só para atender à nossa demanda, a Recicle contratou mais dez pessoas para trabalhar recolhendo, principalmente, papel e plástico nos 18 pontos de coleta da nossa fábrica”, explica o gerente de Meio Ambiente da Unidade, Márcio Caliari.

A prática inspira a educação sobre os cuidados com o meio ambiente, demonstrando que, em todos os lugares, é possível dar a destinação adequada ao lixo. A associação agora tem mais materiais recicláveis para comercializar, além de um novo equipamento para picar papéis, adquirido com recursos repassados pela Suzano. A companhia também atuou na divulgação do trabalho do Recicle Aracruz no município.

Agricultura familiar

Numa outra iniciativa, desde o final do ano passado, a CAF, formada por pequenos produtores rurais de propriedades vizinhas à indústria, ajuda a abastecer o restaurante industrial da fábrica. A empresa compra verduras e legumes dos agricultores locais para o preparo das refeições servidas no restaurante, contribuindo para a geração de renda dos produtores.

O projeto trouxe para a Suzano o Selo Nacional da Agricultura Familiar. É o reconhecimento de uma iniciativa que reúne segurança alimentar, com a garantia da procedência dos produtos que alimentam os empregados, além do benefício às comunidades vizinhas da companhia. Outra vantagem é que o transporte das verduras e legumes tem menos emissões de gases prejudiciais à atmosfera do planeta, por estarem mais perto da empresa.

“Essa parceria com a CAF Aracruz demonstra o nosso comprometimento com o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais, estimulando o crescimento da cooperativa e das associações apoiadas pelos nossos programas sociais”, ressaltou o Consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Gerson Peixoto.

As iniciativas envolvendo a CAF e o Recicla Aracruz estão em linha com uma das metas de longo prazo da Suzano: “Mitigar o problema na distribuição de renda retirando 200 mil pessoas da linha de pobreza nas regiões onde a empresa atua”. A parceria com a Recicle Aracruz contribui ainda com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao incentivar o desenvolvimento da cooperativa de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Por Rogéria Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *