Exposição no Museu do Pescador realiza roda de conversa com homenageados

Família da homenageada Anna Teubner Lyrio esteve presente ao evento | Foto: Divulgação

Em cartaz desde o último dia 17, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras, em Vitória, capital do Espírito Santo, “Manoel Passos Lyrio”, a exposição “Protagonismo Feminino: biografias de mulheres daqui”, reuniu, na manhã desta terça-feira (29), uma das mulheres homenageadas e descendentes de personalidades que são retratadas na mostra para uma roda de conversa.

Em todas as obras da exposição são ilustradas personagens locais que fizeram parte da formação da identidade da comunidade da Ilha das Caieiras.

Glória Tristão Lyrio, de 82 anos, é uma dessas personalidades. Nascida e criada na Ilha das Caieiras, dona Glória, como é conhecida, se disse emocionada em ver parte da sua vida retratada no museu. “Para mim essa é uma enorme homenagem. Mesmo um pouco adoentada, jamais deixaria de estar aqui, hoje. Me emociono muito em reviver esses bons tempos de liberdade, tempos de carnavais de rua inocentes e muita solidariedade entre a vizinhança”, relembrou.

“Eu amo o povo da Ilha das Caieiras. Hoje convivo com netos e sobrinhos de amigos queridos que já partiram, mas o clima de família e de pertencimento é algo que segue forte na nossa cultura local”, completou dona Glória.

Quem também esteve presente ao evento foi Ana Lucinete Gasparini, de 55 anos, neta de Anna Teubner Lyrio, homenageada na mostra.

Nascida em 1890, Anna veio para Vitória no ano de 1927, já casada com Manoel dos Passos Lyrio, que dá nome ao Museu da Ilha. Falecida em 1970 deixou como traços marcantes a coragem e a personalidade forte e à frente do seu tempo.

Glória Tristão Lyrio de 82 anos é uma das personalidades homenageadas | Foto: Divulgação

“É gratificante poder conhecer ainda mais a história da minha própria família. Hoje além da minha avó, minha mãe e minha tia também têm as suas trajetórias contadas aqui. A minha avó tinha uma força impressionante, graças a ela construímos um legado. Nessa exposição a gente não só visualiza essa força como temos noção daquilo de que somos constituídas. Somos guerreiras”, afirmou Ana.

Novos talentos

Com a política de incentivar novos talentos em “Protagonismo Feminino: biografias de mulheres daqui”,  o Museu da Ilha das Caieiras, além da homenagem às mulheres, marca o lançamento do artista Fabrício Tiroli, morador de São Pedro e, também, do próprio coordenador do Museu, Romullo, que apresenta desenhos de personagens como Felicidade, importante moradora da região que dá nome a rua onde o equipamento cultural da Prefeitura está instalado.

Funcionamento

A exposição, que possui classificação indicativa livre, permanece no espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de 17 de março à 19 de junho. O funcionamento é das terças às sextas-feiras, das 9 às 17 horas e aos finais de semana do meio-dia às 16 horas.

Visitas individuais não necessitam de agendamento, porém, o número de visitantes ainda é controlado no local por ordem de chegada. Agendamentos para visitas em grupo podem ser realizados por meio do e-mail museucaieiras@gmail.com ou pelo telefone (27) 3132-2211.

Catálogo

Em uma iniciativa inédita a Semc inaugura um catálogo virtual bilíngüe especial para a exposição “Protagonismo Feminino: biografias de mulheres daqui”. O catálogo pode ser acessado clicando aqui.

No espaço cultural haverá um QR Code onde os visitantes poderão ter acesso a todo esse conteúdo por meio dos seus aparelhos celulares.

Com o objetivo de projetar o Museu Manoel Passos Lyrio em âmbito internacional o catálogo é apresentado em português e em inglês.

Roda de conversa analisou os trabalhos expostos na mostra | Foto: Divulgação

“O objetivo é projetar, agradecer e reconhecer. É impossível estar na Ilha das Caieiras e não se apaixonar. O bairro é repleto de mistérios que diariamente são desvelados. As mulheres daqui nos surpreendem pela perseverança e força que sempre tiveram. Chegaram aqui e construíram suas casas, sustentaram seus filhos e fizeram história e tradição. Essa é uma história que vale a pena ser contada em Vitória, no Estado, no país e no Mundo! Por isso criamos esse material”, explica o idealizador do projeto Romullo Souza.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *