12 hábitos fáceis que podem prevenir o câncer

Costumes simples, como atividade física, podem ajudar a prevenir doenças sérias, como câncer, além de hipertensão e AVC

O dia 8 de abril é dedicado ao Dia Mundial do Câncer, marcando importantes iniciativas de conscientização e combate aos índices crescentes da doença entre a população.

Segundo a oncohematologista Melissa Bosi, da Oncoclínicas Espírito Santo, a prevenção se dá em dois âmbitos: primário e secundário. O primário é impedir que o câncer se desenvolva, evitando a exposição aos fatores de risco e mantendo uma vida saudável. A prevenção secundária envolve a detecção e o tratamento de doenças pré-malignas, como lesões devido ao HPV, ou cânceres em estágios iniciais.

A especialista preparou uma lista com hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir o câncer e melhorar a qualidade de vida da população.

Veja as dicas:

1 – Não fumar

O tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes todos os anos no mundo e estima-se que o tabaco mata metade dos consumidores. Cerca de 25% de todas as mortes por câncer no mundo são causadas pelo tabaco.

2 – Ter uma alimentação saudável

A ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, além de evitar os alimentos ultraprocessados são alguma das indicações da médica.

3 – Manter o peso corporal adequado

A manutenção do peso ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. A atividade física também contribui para o acompanhamento e controle do peso corporal saudável.

4 – Praticar atividades físicas

Em adultos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por todas as causas; a mortalidade por doenças cardiovasculares; a incidência de hipertensão, alguns tipos de cânceres (como os de mama, bexiga e cólon) e da diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (redução dos sintomas de ansiedade e depressão); a saúde cognitiva; e o sono.

5 – Amamentar

O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

6 – Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o exame preventivo, chamado de Papanicolau, deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

7 – Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.

8 – Vacinar contra a hepatite B

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

9 – Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool é a droga lícita mais consumida em todo o mundo e a que mais afeta a população. É aceito socialmente e de fácil acesso às pessoas. Estudos mostram que o álcool pode causar cânceres na cavidade oral.

10 – Evitar comer carne processada

Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).

11 – Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

Segundo o Inca, a exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele no adulto. E, segundo recomendações do Ministério da Saúde, usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário aplicá-lo novamente a cada duas horas, durante a exposição solar.

12 – Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho

Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho.

Por Marianna Rosa | P6 Comunicação | Com informações da médica onco-hematologista Melissa Bosi (Oncoclínicas – ES), do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *