CNA discute perspectivas econômicas para o agro em ano de eleições e guerra

Foto: CNA

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, apresentou as perspectivas econômicas para o agro em ano de eleições e guerra, durante evento promovido pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), na sexta (8).

Conchon mostrou o panorama da economia internacional, ressaltando que os gargalos ainda não foram resolvidos devido aos efeitos da pandemia da covid-19 e agora da guerra entre Rússia e Ucrânia. Um dos efeitos do atual cenário é o impacto no preço das commodities, que aumento de forma expressiva os custos de produção.

“Apesar de os países terem avançado com a vacinação e começado a flexibilizar, os custos de produção no Brasil e no mundo estão em patamares historicamente altos. Os preços das commodities no mundo estão subindo e refletindo no aumento do custo dos produtores brasileiros, o que pode significar aumento da inflação de alimentos aqui e no mundo”, avaliou.

Conchon acredita que o desenrolar da guerra e da pandemia deve fazer com que algumas economias passem a conviver com inflações mais altas que prejudicarão seu crescimento, como Índia, Estados Unidos e União Europeia. “Essas nações devem ver uma tendência significativa de inflação mais alta nos próximos anos, o que vai refletir nas taxas básicas de juros em todo o mundo”.

O coordenador ressaltou, porém, que ainda há incertezas sobre os rumos da economia diante de novos surtos de covid na China e em outros países produtores de matéria-prima, além da duração da guerra, embora se espere um cessar-fogo para as próximas semanas ou meses.

“O Valor Bruto da Produção deve crescer impulsionado principalmente pela alta das commodities. No entanto, se por um lado o faturamento está subindo, os custos de produção também estão, e não só para os produtores de commodities”, alertou.

“Também estamos vendo o custo de produtos do mercado doméstico aumentar, como feijão e arroz, por exemplo, mas a receita do produtor não aumenta”, completou.

Conchon concluiu dizendo que tanto os desdobramentos da guerra quanto as eleições deste ano irão ditar os rumos da economia no País.

Da Redação | Com informações da Assessoria de Comunicação CNA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *