Agressão contra árbitra repercute na tribuna da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Deputados cobraram punição severa contra o técnico Rafael Soriano que deu uma cabeçada na assistente de arbitragem Marcielly Netto em jogo da Desportiva Ferroviária contra o Nova Venécia no fim de semana

Deputada Janete de Sá | Foto: Ana Salles

A agressão sofrida neste domingo (10) pela assistente de arbitragem Marcielly Netto, atingida por uma cabeçada dada pelo técnico de futebol Rafael Soriano, repercutiu na tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira (11). 

O fato ocorreu ao fim do primeiro tempo da partida da Desportiva Ferroviária contra o Nova Venécia, pelo Campeonato Capixaba, e foi flagrado durante transmissão televisiva. A deputada Janete de Sá (PSB) questionou o porquê de o técnico não ter sido preso em flagrante diante do registro pelas câmeras e cobrou esclarecimentos das autoridades policiais sobre o caso.  “Ele (o agressor) pagou fiança e foi liberado? O que aconteceu?”, perguntou.

Proteção 

A parlamentar cobrou ainda punições “severas” da Federação Capixaba de Futebol no sentido de banir o técnico do universo esportivo e fez um apelo para que seja garantida a segurança das mulheres que atuam no futebol. 

Janete lamentou o fato de nenhum homem que presenciou a cena ter protegido a assistente de arbitragem, já que o técnico, que acabou demitido, sequer foi imobilizado após a agressão. 

Ela anunciou que vai apresentar requerimento para que o parlamento estadual emita uma nota de repúdio contra Rafael Soriano e pediu apoio dos colegas para assinarem o documento. 

O deputado Freitas (PSB), que usou a tribuna após a fala de Janete de Sá, apoiou o pronunciamento, e adiantou que assinará a nota. 

“O esporte precisa unir as pessoas e não distanciar. Precisa promover a paz e não a guerra e muito menos violência contra a mulher. Não precisamos deste tipo de técnico nos campos do Espírito Santo”, declarou. 

Violência aumenta

Dr. Rafael Favatto (Patriota) afirmou que o episódio envolvendo a agressão da assistente de arbitragem reflete o quadro dramático de aumento em todo o país da violência e do feminicídio.  

Ele citou que o programa Fantástico (Rede Globo) mostrou no domingo reportagem de várias mães assassinadas por companheiros diante de filhos de menos de 10 anos de idade. 

Favatto citou que no Espírito Santo houve um aumento dos casos de violência contra as mulheres quando se compara o primeiro bimestre deste ano com o mesmo período de 2021. 

“Entre janeiro e fevereiro de 2021 foram 14 homicídios; este ano, no mesmo período, houve 22 assassinatos de mulheres. E em todo o ano de 2021 foram comprovados 38 feminicídios no estado, que é aquela situação em que a mulher é morta pelo simples fato de ser mulher”, relatou. 

Rafael Favatto chegou a defender a pena de morte para homens que matam esposas e companheiras na frente de crianças muito pequenas, de menos de 10 anos. 

“São crianças que ficam traumatizadas pelo resto da vida, a maioria criada pelos avós que não dispõe de recursos sequer para comprar os remédios para tratar a velhice”, afirmou. 

O parlamentar disse ainda que está protocolando um projeto de lei para que o estado garanta o benefício de 1 salário mínimo, até o término da faculdade, para essas crianças capixabas órfãs de mães vítimas de feminicídios. 

A pedido do também Patriota, o deputado Doutor Hércules, foi projetado no painel eletrônico do Plenário imagens da agressão do técnico contra a assistente de arbitragem. 

“Como que ele fez uma coisa dessa? Deu uma cabeçada no nariz da moça”, reclamou. 

O deputado acrescentou que é uma vergonha para o estado o que aconteceu. “Hoje essa notícia está no Brasil inteiro envergonhando o Espírito Santo”, acrescentou. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *