Bahiense: casos de tráfico aumentaram no primeiro trimestre no Espírito Santo

Dados apresentados pelo deputado Delegado Danilo Bahiense mostram que as prisões relacionadas ao tráfico apenas no primeiro trimestre deste ano são maiores do que as registradas em todo o ano passado

Delegado Danilo Bahiense | Foto: Ellen Campanharo

Na sessão ordinária desta terça (12) o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) classificou de alarmante o aumento de crimes relacionados às drogas no Espírito Santo. 

Conforme o parlamentar, baseado em dados que segundo informou foram colhidos junto ao sistema prisional, o primeiro trimestre de 2022 já supera os registros verificados em todo o ano passado. 

Isso porque nos 12 meses de 2021 deram entrada no sistema prisional 1206 pessoas envolvidas com entorpecentes; já no período de janeiro a março deste ano houve prisões de 1427 traficantes. 

De acordo com Danilo, o aumento alarmante fica evidente também quando se verifica que em 2021 a cada oito horas uma pessoa era presa por causa das drogas; já no primeiro trimestre em 2022 a fração de tempo para cada prisão se reduziu para 1 hora e meia. 

Assassinatos de menores 

Danilo considerou alarmante também as mortes de crianças e adolescentes no estado, pois o Espírito Santo registrou no ano passado 101 assassinatos de menores, o que significou uma ocorrência a cada três dias.  

A maioria desses crimes, segundo o deputado, foi provocada por envolvimento com drogas. 

O deputado aproveitou a exposição dos dados para reforçar o pedido já feito reiteradas vezes na Tribuna no sentido de que as prefeituras municipais implante o programa denominado “Adote um menor aprendiz”. 

Essa solicitação tem sido feita por meio de indicações encaminhadas aos prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores dos 78 municípios capixabas. 

A ideia é que as prefeituras ofereçam estímulos fiscais para que as empresas instaladas nas cidades ofereçam ocupações voltadas para a aprendizagem profissional de menores de idade. 

“Se as empresas não contratam os menores para aprenderem uma profissão o tráfico os contratam”, advertiu Bahiense. 

Abrigo

Outro assunto que ganhou destaque em discurso foi a ação da Guarda Municipal de Vitória na manhã desta terça (12) na tentativa de despejo de sem tetos alojados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Jacinta, em Vitória. 

Segundo a deputada Iriny Lopes (PT), que fez um apelo ao parlamento capixaba no sentido de dialogar com a Prefeitura da capital, a ocupação conta com 54 pessoas entre idosos, acamados, gestantes e crianças, que não teriam para onde ir. A escola é alvo de uma ação de reintegração de posse. 

Acionada a Defensoria Pública Estadual (DPES) foi ao local, impediu o despejo e solicitou à prefeitura que antes de desalojar as pessoas do local garanta o encaminhamento delas para abrigos públicos. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *