Franco Fiorot entrega mais três barragens a produtores de São Rafael

As três barragens construídas recentemente correspondem a uma área alagada de 1,6 hectares, cerca de 27,5 milhões de litros de água | Foto: Kevyn Fracalossi.

Mais três barragens foram entregues pelo Secretário de Agricultura de Linhares, região norte do Espírito Santo, Franco Fiorot, nesta segunda-feira, dia 11, aos produtores do distrito de Santa Cruz de Terra Alta, em São Rafael. Ao todo, o município de Linhares já construiu 19 reservatórios, com capacidade para armazenar 500 milhões de litros de água, atendendo diretamente a 75 famílias.

As três barragens construídas recentemente correspondem a uma área alagada de 1,6 hectares, cerca de 27,5 milhões de litros de água, e fazem parte do segundo edital do processo seletivo do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo.

O produtor Osvaldino Neto, da comunidade de Córrego São Sebastião, em São Rafael, pontuou sobre a relevância de conservar água na época de fartura para enfrentar períodos de escassez de água, caso ocorra.

“A reservação de água só é possível com planejamento, e é o que a prefeitura tem feito, apoiado os produtores e pensado não só no imediato, mas no futuro. A barragem é uma obra que atenderá a comunidade como um todo com o armazenamento de 20 a 25 milhões de litros de água que, junto às diversas ações, como as caixas secas, vão refletir lá na frente. Assim, estaremos preparados, caso a gente passe por um período de seca, de ter água suficiente para enfrentarmos uma estiagem”, comentou o produtor.

Franco Fiorot

Franco Fiorot, comentou que o município vem dando continuidade ao planejamento organizado pela pasta, dentro do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, e sobre indicadores alcançados com as novas barragens.

“Com a construção das barragens estamos preparando a reservação de água, contribuindo com a qualidade da produção agrícola, já que a água é estratégica para uma boa produtividade, e, também, para o enfrentamento de possíveis momentos de escassez deste recurso, como já aconteceu no passado. Os 19 barramentos têm capacidade para armazenar 500 milhões de litros de água e, associados às mais de 3,3 mil caixas secas escavadas nas propriedades rurais, nos concede tranquilidade para fomentar e introduzir novos projetos”, disse o secretário.

O edital para construção de outros seis reservatórios está em andamento. A previsão é iniciar os serviços nas comunidades selecionadas no final do mês de maio.

Barragens construídas

Ao todo, já foram construídos 19 reservatórios de água, sendo oito barragens no distrito de São Rafael, quatro em Desengano, cinco no Farias e outras duas em Baixo Quartel.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *