Linhares instala terreiros suspensos em unidades de referência para qualidade do café

O secretário de agricultura, Franco Fiorot, quer criar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo no setor | Foto: Kevyn Fracalossi

O município de Linhares é o primeiro do Espírito Santo a fomentar a construção de “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, com a instalação de terreiros suspensos em propriedades rurais com recursos próprios do Município. As cinco unidades instaladas fazem parte do Programa de Qualidade Café – Linhares Coffee para secagem do grão. Quatro delas estão localizadas em São Rafael e outra em Baixo Quartel, conforme Processo Seletivo lançado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

A proposta dos terreiros, conforme explicou o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, é criar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo, irradiando o modelo para as comunidades rurais, com foco na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva.

“O município pretende, com as cinco unidades de referência, aliadas às informações técnicas e os acompanhamentos que os produtores vão receber, colher resultados diferenciados com o pós-colheita, elevando ainda mais a qualidade do grão no município. A proposta é de que os cinco terreiros sejam modelos nas comunidades com os indicadores que serão apresentados, para que possam irradiar os resultados para outros produtores entenderem sobre a relevância desse processo e o que pode gerar de agregação de valor”, explicou o secretário.

Foto: Felipe Reis

Além dos kits dos terreiros suspensos para secagem de café, os produtores contaram também com a mão-de-obra para instalação e todas orientações para uso da ferramenta. Agora receberão acompanhamento técnico.

O produtor André de Souza Duda, de Santa Cruz de Terra Alta, em São Rafael, explicou sobre a importância de ter uma unidade de referência instalada na sua propriedade. “Isso representa diversificação na lavoura, na renda e elevação da qualidade de bebida na alimentação. É algo diferente para nós, que baseado nas pesquisas que fiz, vai trazer bons resultados financeiros e de qualidade também para nossa região”, disse Duda.

Dentre as ações e assistências técnicas previstas nas Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon estão: visitas periódicas na colheita; implantação da planilha de boas práticas; acompanhamento e testes de vários lotes de cafés preparados; implantação da tecnologia de cafés fermentados, em parceria com a iniciativa privada; dias de campo em cada unidade após o período de colheita para difusão de tecnologia.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *