Caso Kevinn: deputados cobram punição de culpados

Morte de adolescente de 16 anos por falta de atendimento no Himaba, em Vila Velha, teve repercussão no Plenário

Deputados fizeram minuto de silêncio pela morte de Kevinn  |  Foto: Ana Salles

A morte do adolescente Kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, ocorrida na madrugada de sábado (30) por falta de atendimento no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) repercutiu na sessão ordinária desta segunda (2).

O óbito ocorreu dentro de uma ambulância após o menor aguardar socorro do hospital por mais de quatro horas, tendo sido transferido de Cachoeiro de Itapemirim para Vila Velha, onde o Himaba funciona. A vaga para atendimento imediato na instituição já estava reservada, segundo as informações sobre o caso, que ganhou repercussão nacional.

Parada cardíaca

Deputado Doutor Hércules

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Hércules (Patri), que é médico, defendeu a apuração rigorosa do episódio, e lembrou que o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), assim como o Ministério Público Estadual (MPES) e as autoridades policiais já estão investigando o fato.

Hércules citou informações veiculadas na mídia segundo as quais, de acordo com familiares, Kevinn teria sofrido duas paradas cardíacas no trajeto entre Cachoeiro e Vila Velha.

O Himaba afastou duas médicas plantonistas que seriam responsáveis pelo atendimento. Em nota, o hospital declarou que considera a conduta das profissionais uma “flagrante negligência médica”.

De acordo com a unidade hospitalar, houve o registro de boletim de ocorrência policial e haverá representação do Himaba junto ao CRM-ES. O conselho já havia adiantado que vai abrir sindicância para apurar as responsabilidades.

Um boletim de ocorrência policial também foi registrado pela família do adolescente. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Minuto de silêncio

A pedido de Capitão Assumção (PL) os deputados fizeram um minuto de silêncio em memória de Kevinn. O parlamentar considerou inadmissível o fato de Cachoeiro de Itapemirim, cidade com cerca de 220 mil habitantes, não ter hospital em condições de atender emergências como a do caso que envolve o adolescente morto.

Ele cobrou do governo mais investimentos em hospitais no município e considerou que não apenas profissionais médicos sejam responsabilizados no caso, mas também o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

Segundo Assumção, há falhas no modelo de gerenciamento e de atendimento do Himaba. Sem especificar quais seriam os problemas, o parlamentar avaliou que os gargalos poderiam ser sanados se houvesse empenho do gestor da pasta.

Justiça

Deputado Marcelo Santos

O primeiro vice-presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), que conduzia a sessão, se solidarizou com a família do menor e advertiu que o caso não pode ficar impune.

Já o presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), relatou ter ficado “muito impactado”, pois recebeu uma ligação telefônica na madrugada de sábado, às 5 horas, feita pelo tio da vítima, informando que o menor estava morto dentro da ambulância.

“Esse tio do Kevinn é um pastor amigo nosso e estava desesperado pedindo um auxílio para a presença de policiais no local”, contou. Bahiense afirmou que está acompanhando os desdobramentos das investigações e em contato permanente com o delegado e os investigadores responsáveis por esclarecer o episódio.

Entenda

De acordo com as notícias sobre o caso, Kevinn Belo Tomé da Silva começou a passar mal, com fortes dores no peito e dificuldade para respirar, na última quarta-feira (27).

Ele deu entrada no Pronto Atendimento, em Cachoeiro de Itapemirim, onde morava. O caso se agravou nos dias seguintes até ele ser transferido para o Himaba. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *