Dia Mundial de Higienização das Mãos: celebre o hábito que salva vidas

Pandemia trouxe à tona a importância da lavagem das mãos, prática que continua sendo imprescindível para evitar inúmeras doenças

Pessoa lavando as mãos com sabão | Foto: freepik

Nesta quinta-feira, 5 de maio, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, seremos lembrados, mais uma vez, sobre a importância desse hábito simples que tem o poder de proteger o corpo humano contra várias doenças. “Lavar as mãos salva vidas. Esse é o maior lema de qualquer controlador de infecção hospitalar”, frisa a infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres.

Com ou sem pandemia, o costume de lavar as mãos deve fazer parte da rotina das pessoas. Além da Covid, inúmeras outras doenças podem ser evitadas com a lavagem de mãos, como, por exemplo, a diarreia, a gripe, parasitoses, conjuntivite, escabiose (sarna), herpes simples e hepatite A.

A lavagem de mãos adequada deve durar de 20 a 30 segundos pelo menos. “Importante lembrar que a higienização de mãos envolve todas essas áreas, não basta só jogar o álcool ou a água de qualquer forma e achar que está correto. Devemos incluir as regiões entre os dedos, pontas dos dedos, dorso da mão e punho”, alerta a especialista.

A higienização de mãos adequada é feita com água e sabão ou álcool. Caso exista alguma sujidade visível nas mãos, só o álcool não resolve, e será preciso lavar com água e sabão também. “Com a pandemia, a gente viu a importância que tem a higienização de mão na cadeia transmissora da doença. Esse gesto tem papel fundamental no controle da infecção”.

Já no ambiente hospitalar a lavagem das mãos evita a transmissão de germes multirresistentes. Quando o médico lava as mãos, quebra a cadeia de transmissão de bactérias de um paciente para o outro. Tanto profissionais de saúde quanto a população devem ficar sempre atentos.

Por Marcela Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *