Mães e filhas compartilham amor à profissão na saúde

O Dia das Mães está chegando e nada como conhecer experiências de mães que influenciaram positivamente na escolha da profissão dos filhos. Reza o ditado popular: filho de peixe, peixinho é. E na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), capital do Espírito Santo, há alguns exemplos de filhos que se espelharam em suas mães para hoje abraçarem a mesma profissão que elas.

Zilma Vulpe Ribeiro e Aline Rosa Ribeiro servidoras da Saúde | Foto: Divulgação

É o caso da Aline Rosa Ribeiro, 37 anos, filha da Zilma Vulpe Ribeiro, mais conhecida como Lili. Atualmente, as duas são agentes comunitárias de saúde (ACS), da unidade do Bairro da Penha.

Aline conta que ver a paixão da sua mãe pelo trabalho a influenciou a seguir na mesma profissão. “Cresci vendo minha mãe e os profissionais da unidade de saúde ajudando nossa comunidade. Lembro quando eles ajudaram uma família muito humilde, com crianças, que viviam em um quintal tão sujo que havia até ratos. Ver a mobilização da minha mãe junto com tantos outros profissionais me encheu de admiração por ela e seu trabalho”, conta.

Lili sente-se orgulhosa da filha seguir seus passos “Ela é uma super parceira, nos ajudamos sempre que precisamos. Especialmente no primeiro ano da pandemia trabalhamos muito juntas”, conta.

Outra dupla de mãe e filha que compartilham a mesma profissão, na Semus, são a Ireni Batista Rosa, 67 anos, e a Thais Batista da Luz Rosa, 42 anos. As duas trabalham como enfermeiras em unidades de saúde de Vitória.

Ireni Batista Rosa e Thais Batista da Luz Rosa | Foto: Divulgação

“Acho que acabei influenciando na escolha dela pela Enfermagem porque eu contava pra ela em casa minha experiência com o curso, com os estágios. Foi emocionante quando ela passou na Prefeitura de Vitória e se tornou minha parceira de profissão”, fala Ireni, que é enfermeira da unidade de saúde de Santa Luíza.

Elas contam que no mesmo ano em que Ireni se formava em Enfermagem na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Thaís iniciava, no mesmo local, seu curso de Enfermagem.  “Fizemos a mesma faculdade, o mesmo curso, e agora atuamos em unidades de saúde da mesma cidade. Fico feliz com todas essas coincidências, principalmente porque tenho muito orgulho dela como mãe e como colega de profissão”, declara Thaís, que é enfermeira da unidade de saúde da Praia do Suá.

Por Giovana Rebuli Santos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *