Dia da Cozinheira: Encontro reúne cozinheiras que atuam na Assistência Social em Vitória (ES)

Muitas pessoas olham para uma cozinha e a  veem apenas como espaço de uma residência, restaurante, bar, onde são preparados alimentos. Mas, para as cozinheiras que atuam nas unidades de atendimento da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), capital do Espírito Santo, o local é muito mais que isso: é o local onde são montados pratos de afeto e se distribui amor.

Essa afirmação foi consenso entre as manipuladoras de alimentos que atuam no município, na tarde festiva alusiva ao Dia da Cozinheira. Mais de 40 mulheres participaram do encontro promovido pela Semas, intermediado pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN). Na ocasião puderam compartilhar suas histórias e sentimentos na vivência como cozinheiras nos diferentes serviços prestados pela Semas: Cras, Cajun, Serviços convivência para Idosos, Centro Pop, Acolhimentos institucionais.

Uma das participantes foi a manipuladora de alimentos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCTI) território Centro, Vanessa Antônio da Costa. Ela contou que a cozinha é um lugar sagrado e, ainda, revelou que tem ciúmes dos seus equipamentos. “Cozinhar é um ato de amor. A cozinha, para mim, é o lugar onde coloco todo meu amor e afeto para levar o melhor alimento para os idosos”, afirmou. Vanessa disse, ainda, que cozinhar é uma tarefa desafiadora, principalmente para o público composto por pessoas idosas, visto que, muitas delas que desempenham o papel de cozinheiras em suas famílias.

Emocionada, a cozinheira Terezinha de Almeida, que atua no CCTI de Jardim Camburi, disse que “muitas não se dão conta da beleza do gesto que é alimentar o seu próximo”. Terezinha declarou seu amor pela profissão, mas também expressou seu desejo de sentir mais valorização e reconhecimento no dia a dia. “Nosso cargo é muito importante. Somos nós que preparamos a comida que alimenta o próximo. Fazemos o nosso melhor pelo próprio. Precisamos desse reconhecimento no nosso dia a dia. Mais reconhecimento, credibilidade, traduzidas em valorização”, ponderou.Foto Divulgação

Para a manipuladora de alimentos Lucineia Marcelino dos Santos, que atua no Serviço de Fortalecimento de Vínculos – Cajun Morro do Quadro, o ofício surgiu por acaso. Em meados dos anos de 2009, ela foi chamada às pressas para assumir o comando da cozinha na falta da cozinheira titular. “Com o tempo aprendi as receitas, o modo de preparo e todo o processo para fazer alimentos saudáveis com sabor. Hoje, amo o que faço. Estou sempre em busca de aprimoramento”, contou ela.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, destacou que o papel de todas as equipes que atuam na redesocioassistenial é fundamental para garantir o acesso à política de segurança alimentar e nutricional em todos os territórios do município.

“Esse ambiente, a cozinha, fala muito do que tratamos na assistência: o acolhimento. E uma das seguranças que a gente tem que garantir, quando alguém chega aos nossos espaços, é a acolhida. E, vocês, são profissionais que fazem parte de duas políticas: a da Assistência Social e a de Segurança Alimentar e Nutricional. Estamos aqui para demonstrar nosso reconhecimento pelo trabalho de vocês e a importância dele no dia a dia”, reforçou a secretária de Assistência Social.

A homenagem, além do reconhecimento e parabenização pelo Dia da Cozinheira, marca a abertura do Ciclo 2022 de Formação Continuada das Manipuladoras de Alimentos da Semas, promovido pelo grupo de nutricionistas da Secretaria, sob condução da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional.

Por Rosa Blackman


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *