Rubem Braga: Cortejo circense a bordo de fusca percorre 10 bairros de Vitória

Cortejo percorrerá 10 bairros de Vitória | Foto: Divulgação

Você já imaginou se deparar com um cortejo de cinco palhaços a bordo de um fusca roxo, fazendo muito “barulho” e “confusão” pela cidade? A partir desta quarta-feira (18) prepare-se, pois a cena poderá ser vista em diferentes bairros da capital do Espírito Santo.

A iniciativa, que vai até a próxima segunda-feira (23), faz parte do projeto “Fuscalhaços”, contemplado pela Instrução Normativa nº 001/2020, da Lei Rubem Braga da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

O cortejo percorrerá 10 bairros de Vitória em diferentes horários. Cada atividade terá em média duas horas de duração sempre começando próximo a escolas municipais dos bairros seguindo um roteiro previamente desenhado junto às lideranças comunitárias, priorizando ruas com maior movimentação de pessoas e número de habitações.

A ideia das apresentações surgiu durante o período da pandemia, quando as pessoas não podiam sair das suas casas. Agora, diante de uma nova realidade, a trupe “viajará” de bairro em bairro se apresentando para um público onde dificilmente as produções teatrais e circenses chegam.

Projeto foi contemplado pela Instrução Normativa nº 001/2020, da Lei Rubem Braga

“Estamos muito felizes e satisfeitos com esse pontapé que abre uma série de execuções de projetos culturais pertinentes à Lei Rubem Braga, que chegarão à população. Nosso objetivo é justamente o que o “Fuscalhaços” se propõe, chegar a diferentes bairros de Vitória democratizando de fato o acesso à Cultura na nossa cidade. Esse cortejo de alegria marca de uma maneira muito especial esse momento”, comemorou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

O cortejo circense “Fuscalhaços” é uma criação coletiva do Grupo Árvore Casa das Artes, em parceria com artistas circenses do estado.

“Queremos gerar acesso à arte para uma camada de pessoas, moradores da cidade de Vitória, que geralmente não têm oportunidade de assistir a atividades culturais. A apresentação foi pensada em um cortejo realizado a pé com o apoio de um fusca que leva os equipamentos de circo e também faz o suporte de som mecânico”, explica Wyller Villaças, um dos artistas participantes.

Um dia antes de cada apresentação um carro de som vai até as localidades onde serão realizadas as ações a fim de realizar uma divulgação aos moradores.

Cada atividade terá em média duas horas de duração sempre começando próximo a escolas municipais.

Itinerário

Para não perder as desventuras dos “Fuscalhaços” anote as datas, horários e o itinerário da trupe e boa diversão!

18 de maio (quarta-feira)

  • 9h – Morro da Piedade
  • 15h – Morro da Fonte Grande
  • 19 de maio (quinta-feira)
  • 16h30 – Ilha do Príncipe
  • 19h30 – Goiabeiras

21 de maio (sábado)

  • 9h – São Benedito
  • 15h – Itararé 21/05

22 de maio (domingo)

  • 9h – Jaburu
  • 15h – Morro do Moscoso
  • 23 de maio (segunda)
  • 9h – Morro da Capixaba
  • 15h30 – Bairro Resistência

Preparação e acessibilidade

Durante a preparação da ação do cortejo o grupo Árvore Casa das Artes realizou, juntamente com as lideranças dos bairros contemplados, um mapeamento de moradores acamados ou que perderam a mobilidade e não conseguem mais sair de suas residências.

Nessas casas a trupe realizará uma parada especial com a realização de números de palhaçaria e cantorias de serenatas.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *