Estudantes de Ecoporanga aprendem Matemática por meio de metodologias ativas

Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni, localizado em Ecoporanga, região norte do Espírito Santo, desenvolveu atividades práticas com os estudantes, por meio de metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e Gamificação.

As práticas e atividades foram pensadas e propostas pelos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e denominadas “Projeto Respire Matemática: Práticas Experimentais ao Ar Livre”.

“No início do projeto, ainda estavam em vigor os protocolos de segurança da pandemia, por isso, a opção por espaços ao ar livre. Os estudantes foram divididos em grupos e por objetivos de aprendizagem da série. Ao longo do tempo, eles foram amadurecendo as propostas de atividade”, explicou o professor de Matemática Marciano de Almeida Vieira.

Um dos objetivos do projeto foi que os estudantes pensassem de forma criativa para que as atividades pudessem envolver a todos. As metodologias ativas apareceram como possibilidade de inverter a sala de aula e trabalhar alguns objetos em forma de gamificação e/ou de trilhas pedagógicas.

“O resultado ficou visível no sorriso dos estudantes. Foi criado um ambiente mais aberto e de muitas possibilidades de aprendizado. As tecnologias apareceram como suporte, mas o projeto girou em torno mesmo foi da criatividade”, disse Marciano de Almeida Vieira.

“CardioMatemática”, “Trilha Matemática”, “Caça ao Tesouro com Enigmas”, “Jogo Among Us Matemático: Quem é o impostor?”, “Mapa da Mina”, e “Show do Milhão Matemático” foram algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *