Pedro Canário bate recorde de frio na manhã desta sexta-feira (20)

Após 21 anos, temperatura chega a 10.8º C

A cidade só havia registrado tanto frio assim, em 1999 | Foto: Ascom/PMPC/ES

Após 21 anos, Pedro Canário, município da Região norte do Espírito Santo, bate novo recorde de baixas temperaturas, marcando às 05h da manhã desta sexta-feira (20), 10.8° C, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmet), que coletou informações da estação meteorológica mais próxima do município.

A cidade só havia registrado tanto frio assim, em 1999, quando foi alcançada a temperatura mínima de 11,8º C, de acordo com estudo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A previsão é de que as mínimas na cidade fiquem abaixo dos 16 graus até o dia 24 de maio (terça-feira), e as máximas não devem ultrapassar os 26 graus.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elvanir Souza, relata que é de extrema importância se manter aquecido, além de cuidar também dos animais. “O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos – mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar e proteger animais domésticos”.

“A massa de ar de origem polar que está avançando sobre o Estado tem provocado um declínio acentuado nas temperaturas. Durante esse período, em algumas cidades as condições são favoráveis para o risco de formação de geada na vegetação”, informou o Incaper.

Por Daniel Viana


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *