Açaí do Programa Municipal de Fruticultura poderá ser inserido na merenda escolar em Linhares

Foto: Secom Linhares

Altamente nutritivo e energético, o açaí, um dos frutos cultivados no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, região norte do Espírito Santo, deverá ser inserido na merenda escolar servida aos alunos da rede municipal. Para conhecer a logística de produção da polpa da fruta, o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, a diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Sandra De Carli Favalessa, e a nutricionista, Lorena Santos Teixeira, visitaram a fábrica D’ Lins – Polpa de Açaí, no bairro Aviso.

O secretário Franco Fiorot informou que a inserção do açaí na merenda escolar está conectada ao planejamento proposto desde a implantação do Programa de Fruticultura na cidade.

“A fábrica é um potencial comprador do açaí cultivado no Polo Litoral, previsto para dar frutos a partir de 2024, e já estamos articulando para que empreendimentos participem do programa para fazer esse ciclo de beneficiamento e o fornecimento ao Município. Será um ganho para os alunos, pelo aspecto nutricional, e para nossa economia, por ser fornecido direto dos produtores da nossa cidade”, explicou.

Atualmente, são servidas na merenda escolar da rede municipal, frutas como: banana prata, banana da terra, goiaba, mamão, limão, maçã e melão. A nutricionista explica que, além de apresentar um sabor delicioso e refrescante, o açaí é uma fruta com valor nutricional altamente energético, contendo alto teor de lipídios de boa qualidade, carboidratos, proteínas e fibras.

“Além disso, o açaí é classificado como uma das cinco frutas com maior potencial antioxidante pois apresenta em sua composição elevado teor de flavonoides e antocianinas, que atuam inibindo ou diminuindo os efeitos desencadeados pelos radicais livres e apresentam diversas propriedades, anti-inflamatória e farmacológica, que estão associadas a prevenção de diversas doenças crônicas”, explicou a nutricionista.

Polo Litoral

Ao todo, 12 produtores integram o Polo Litoral, do Programa Municipal de Fruticultura, cultivando em 10 hectares de área 4.670 plantas que foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. O polo compreende as regiões de Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *