Dores nas articulações são um alerta para artrite e artrose

Com a queda nas temperaturas, as dores nas articulações aumentam consideravelmente. E vale um alerta: estas dores podem ser sinal de artrite ou artrose.

O médico ortopedista Dr. Rodrigo Perrone | Foto: Invista

Dores nas articulações podem acometer idosos, adultos, atletas e até crianças. A palavra “artrite”, popularmente usada como nome de doença, é um termo genérico que significa “inflamação das articulações”. É comum que as pessoas confundam os termos “artrite” e “artrose”, já que há semelhança não só nas palavras, mas também em alguns sintomas de duas doenças que são distintas.

A artrite reumatoide é uma das doenças inflamatórias que afeta as articulações. “É uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca a membrana que reveste o interior da articulação, o que causa dor, inchaço, vermelhidão e muitas vezes rigidez e deformidades articulares no local”, explica o médico ortopedista do Hospital Linhares Medical Center (LMC), região norte do Espírito Santo, Dr. Rodrigo Perrone.

Outro sintoma marcante é a dor em repouso e a rigidez matinal, principalmente nas articulações das mãos e do punho. “Diferente de uma tendinite, em que a dor aparece ao final do dia depois da movimentação das mãos, o paciente com artrite reumatoide já acorda com as mãos rígidas e doloridas”, complementa o médico.

Essa dor matinal não passa rapidamente. Segundo Rodrigo, a rigidez matinal causada pela artrite reumatoide costuma durar mais de uma hora. “Existe também uma simetria nas inflamações, então, se ela acometer a mão esquerda, por exemplo, também irá afetar a direita”, explica.

A artrose, por sua vez, é um termo popular para a osteoartrite. A osteoartrite é uma doença degenerativa, na qual há o desgaste da cartilagem, que é o tecido que faz com que um osso deslize sobre o outro. Esse desgaste ocorre principalmente nas mãos, joelhos, quadril e coluna. Além do desgaste das cartilagens, as estruturas ósseas próximas também sofrem alterações. “Na tentativa de compensar a falta de cartilagem, os ossos ficam mais resistentes e surgem os osteófitos, que na coluna, são popularmente chamados de bico de papagaio”, conta Rodrigo Perrone.

Por esse motivo, as dores nas articulações também são sintomas da artrose. No entanto, diferente da artrite reumatoide, não há sintomas tão intensos de inflamação, como inchaço, vermelhidão e calor. Outra diferença é que, na artrose, a rigidez articular melhora em poucos minutos e a dor se intensifica com a movimentação, já que sobrecarrega as estruturas que estão desgastadas.

A artrose atinge pessoas com articulações sobrecarregadas, seja pelo excesso de peso, pela idade avançada ou pela prática constante de esportes de impacto realizada de forma inadequada, como futebol e corrida. Já a artrite reumatoide é muito incidente em mulheres na faixa dos 40 anos, podendo, no entanto, se manifestar em qualquer faixa etária ou sexo, inclusive crianças. Excesso de peso piora quadro de artrite e artrose.

“Controlar o excesso de peso é fundamental para o tratamento de ambas as doenças”, conta o médico ortopedista. O desgaste da cartilagem causado pela artrose e as inflamações da artrite reumatoide potencializam-se em pessoas acima do peso, já que a sobrecarga nas articulações é maior.

“É comprovado cientificamente que a gordura é um tecido pró-inflamatório. Então, quanto mais gordura no corpo, mais inflamado ele pode ficar”, detalha o médico.

O exercício físico é um fator fundamental no tratamento da artrite e da artrose. Exercícios de fortalecimento muscular e práticas como fisioterapia e pilates são recomendados aos pacientes que sofrem com as doenças. Na artrite reumatoide, o tabagismo também está associado com a piora do quadro da doença. Por isso, não fumar e manter um estilo de vida saudável são importantes ações preventivas.

“Além de tudo isso, é importante procurar um médico especialista logo nos primeiros sinais de dores nas articulações para não perder tempo no diagnóstico e no início do tratamento”, defende Rodrigo.

ARTRITE REUMATÓIDE

Doença autoimune crônica que inflama as articulações

Sintomas

  • – Dor, inchaço, calor e vermelhidão nas articulações;
  • – Dor em repouso;
  • – Rigidez matinal, que costuma persistir por mais de uma hora;
  • – Simetria nas inflamações (se dói o indicador esquerdo, o direito costuma doer também).

Locais acometidos

– Principalmente mãos, punhos e pés.

Perfil mais atingido pela doença

– Mulheres na faixa dos 40 anos, mas pode se manifestar em qualquer idade ou sexo, inclusive em crianças.

Tratamento

  • – Uso de anti-inflamatórios e medicamentos modificadores do curso da doença, em sua maioria imunossupressores;
  • – Também se recomenda fisioterapia e exercício físico Fatores que intensificam os sintomas;
  • – Tabagismo, excesso de peso e atividades físicas de impacto ou sobrecarga.

OSTEOARTRITE (ARTROSE)

Doença degenerativa que desgasta a cartilagem.

Sintomas

  • – Dor nas articulações, mas sem sintomas intensos de inflamação como inchaço, calor e vermelhidão
  • – Dor ao se movimentar;
  • – A rigidez matinal das articulações, diferente da artrite, melhora em poucos minutos com a movimentação;
  • – Rangidos e crepitações nas juntas.

Locais acometidos

– Mãos, joelhos, quadril e coluna.

Perfil mais atingido pela doença

– Pessoas com excesso de peso, mais velhas (acima dos 40 anos) ou atletas de esportes como futebol e corrida.

Tratamento

  • – Fisioterapia, fortalecimento muscular, perda de peso e analgésicos para alívio da dor;
  • – Em casos mais avançados, é necessária intervenção cirúrgica;
  • Fatores que intensificam os sintomas;
  • – Excesso de peso e atividades físicas de impacto ou sobrecarga.

Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa LMC


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *