Observatório da Indústria: Findes lança centro de inteligência de dados

A Federação das Indústrias do Espírito Santo inaugurou nesta segunda-feira (30) o Observatório da Indústria, projeto que vai atuar com inteligência e análise de dados e tem o objetivo de contribuir para a tomada de decisões de investidores e para o desenvolvimento do Estado

Cris Samorini, presidente da Findes, no lançamento do Observatório da Indústria | Foto: Thiago Guimarães

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) inaugurou nesta segunda-feira (30) o Observatório da Indústria, um espaço que será um marco na inteligência de dados do Estado.

Localizado no oitavo andar da sede da Federação, em Vitória, o Observatório vai atuar com inteligência e análise de dados e tem o objetivo de contribuir para a competitividade da indústria, para a tomada de decisões de investidores e para a definição de políticas públicas de desenvolvimento.

O lançamento do Observatório ocorreu em uma cerimônia no auditório da Findes, que reuniu representantes da Federação e de sindicatos, autoridades públicas, empresários e membros de instituições de ensino e pesquisa.

Lançamento do Observatório da Indústria

A anfitriã do evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou o papel decisivo que o projeto passa a ter para o futuro do Espírito Santo, com a construção e a articulação de conhecimento focados em inteligência competitiva.

Em sua fala, a industrial citou uma frase do matemático londrino Clive Humby – “Os dados são o novo petróleo” – para reforçar a relevância do Observatório da Indústria. Segundo ela, informações bem estruturadas têm um potencial gigantesco de gerar bons negócios e desenvolvimento, mas isso só é possível se forem lapidadas e analisadas por quem entende do assunto.

“Um dado isolado não diz muita coisa, assim como o petróleo bruto no fundo do poço não agrega em quase em nada. Mas, se bem analisados, números e informações são matéria-prima para a inovação, para a produtividade, para o desenvolvimento. E é por isso que hoje estamos aqui para lançar o Observatório da Indústria, um centro de inteligência que reúne dados com alto valor agregado e análises capazes de subsidiar decisões estratégicas da indústria, de gerar mais assertividade na tomada de decisões de investidores e dar grande contribuição para o planejamento de políticas públicas.”

Cris Samorini frisou que o Observatório sempre foi uma das prioridades da gestão, mas, em função da pandemia da Covid-19, foi necessário fazer ajustes e adiar um pouco o seu lançamento.

“O Observatório nunca saiu do nosso radar e acredito que ele chega no momento correto e se junta a outras Federações que iniciaram esse trabalho. Santa Catarina, Paraná, Ceará e Goiás são exemplos de quem já implantou os seus laboratórios de dados, que têm sido fundamentais para fomentar o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos.”

Durante a cerimônia, a gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, apresentou como o centro de inteligência vai funcionar e deu alguns exemplos das múltiplas fontes de dados e análises – como comércio exterior, infraestrutura e mercado de trabalho – que poderão ser acessadas.

Marília Silva, gerente executiva do Observatório da Indústria

Ela destacou o uso de ferramentas mais modernas, interativas e ágeis, e citou que pesquisas, estatísticas e análises vão ser disponibilizadas em múltiplas telas. Marília lembrou ainda que o Observatório da indústria nasce absorvendo e incorporando a inteligência, a expertise e a credibilidade do Ideies, bem como sua equipe de excelência.

“Há anos, a Findes já trabalha com informações qualificadas. Por meio do Ideies, acompanha centenas de indicadores para mensurar e analisar os mais diversos temas, como mercado de trabalho, educação, saúde, saneamento, infraestrutura, indicadores sociais, atividade econômica, preços, comércio exterior, entre outros.”

Entre os produtos que já são desenvolvidos pela Federação e que exemplificam a qualidade dos estudos entregues à sociedade estão: o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), o IAN Cidade Saudável, o Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes), além das Rotas Estratégicas, que fazem parte do Projeto Indústria 2035.

O evento contou ainda com uma apresentação do gerente do Observatório do Ceará, Guilherme Muchale. Ele falou sobre a experiência do centro de inteligência, listou alguns projetos capitaneados pela sua equipe e reforçou o papel que o Observatório tem de conectar pessoas, empresas, órgãos públicos e instituições para promover o desenvolvimento.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, também participaram da solenidade e destacaram como o acesso a informações de qualidade e com análises bem fundamentadas é capaz de potencializar o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, encerrou a cerimônia de lançamento do Observatório da Indústria da Findes. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa e disse que a Findes passa a oferecer uma ferramenta que vai contribuir para a construção de um Estado mais próspero.

“Um Estado se constrói pelas mãos e com as mãos de muitas pessoas e instituições. O ato de governar não é um ato do governador, mas um ato compartilhado pela gestão pública e pelas instituições. Por isso, nos enche de alegria e orgulho participar do lançamento do Observatório da Indústria. Como é bom ver o profissionalismo da Findes e entender que esse centro de inteligência vai somar para o desenvolvimento do Espírito Santo.”

Após o evento no auditório, o público presente teve a oportunidade de conhecer o espaço físico onde funciona o Observatório da Indústria.

Por Beatriz Seixas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *