Festa de Caboclo Bernardo reúne 5 mil pessoas no litoral de Linhares

O evento movimentou a economia e a cadeia do turismo em Regência

Encontro banda de congo | Foto: Ramon Lourenço Ivo

A festa centenária de Caboclo Bernardo foi um sucesso na Vila de Regência, no litoral de Linhares, região norte do Espírito Santo, neste fim de semana. O evento cultural reuniu cerca de 5 mil pessoas de várias cidades capixabas e foi fundamental para movimentar a economia e fortalecer a cadeia do turismo no balneário. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve presente na Vila prestigiando as apresentações das bandas de congo neste domingo (5/6).

“A festa de Caboclo Bernardo reúne expressões culturais e grupos folclóricos, fortalecendo a cultura local e gerando renda e oportunidades para a comunidade. Além de manter a tradição da festa em Regência, o evento também serve para divulgar e valorizar o trabalho das bandas de congo, artistas locais, reestruturar e fomentar o turismo na região,”, acrescentou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

As festividades foram em homenagem ao herói linharense e também marcou o 30º Encontro Estadual de Grupos Folclóricos de Regência, que neste ano contou com a participação de 12 grupos.

Encontro banda de congo | Foto: Ramon Lourenço Ivo

“O encontro das bandas de congo contribui para a preservação da identidade cultural de um povo. A iniciativa serve para que a gente não de onde viemos, dos nossos antepassados e da historicidade de quem acompanha toda manifestação do congado.  O congo além de ser uma manifestação de resistência, musicalidade, cultura e leveza humana, para nós ele é um traço etnográfico”, comentou a coordenador do Congo Mirim de Regência, Luciana Souza de Oliveira.

Além do encontro dos grupos folclóricos, os festeiros também prestigiaram shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. “O evento foi um verdadeiro sucesso sem o registro de nenhum incidente. O comércio em geral teve um resultado positivo e durante os três dias de festa a economia local ficou bastante aquecida. A festa foi um importante passo para a retomada do turismo e o crescimento econômico na vila”, afirmou o presidente da Associação de Moradores de Regência (AMOR), Braz Pansiere.

“É uma satisfação imensa saber que a festa trouxe inúmeros benefícios para os moradores da comunidade. Foi um momento oportuno para divulgar a cultura, fomentar o turismo, promover lazer e entretenimento, além de gerar emprego e renda no balneário. Nosso objetivo é realizar e apoiar eventos que promovam dias melhores para os linharenses”, disse o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes. 

A festa de Caboclo Bernardo foi realizada pela Associação de Moradores de Regência, Associação Cultural do Congo de Regência, Associação Comercial de Regência, Associação Cultural do Congo de Regência, Associação Comunitária de Turismo, Esporte e Lazer de Regência, Grupo de Costura Pimenta Nativa, em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com o apoio da Fundação Renova, Projeto Tamar, Coletivo Vigilante da Foz e do comércio local.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *