ES quer diversificar matriz industrial e agregar valor ao que produz

Anúncio de nova fábrica da Suzano, em Aracruz, potencializa esse objetivo e contribui para o desenvolvimento do Estado

Cris Samorini, presidente da Findes | Foto: Siumara Gonçalves/Findes

Ter mais atividades produtivas dentro da indústria é fundamental para tornar um Estado mais competitivo no mercado nacional e internacional e também para atrair mais negócios para o seu território. Por isso, o Espírito Santo quer cada vez mais diversificar a sua matriz industrial e agregar valor ao que produz.

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, aponta que pensar na diversificação da matriz industrial é fundamental para traçar a visão de futuro para a Indústria capixaba, gerar mais empregos de qualidade, renda e oportunidades.

“O Espírito Santo tem todo o potencial para atrair investimentos em diversos segmentos, como estamos vendo acontecer. O anúncio que Suzano acaba de realizar, de construir uma fábrica de papel tissue e conversão no município de Aracruz, é um exemplo claro disso.”

Cris pondera que o trabalho realizado pela Federação em pautas como: a melhoria do ambiente de negócios, a implementação de inovação e tecnologia nos processos produtivos, o fortalecimento da infraestrutura, a qualificação de mão de obra e a conexão entre empresas por meio do Programa +Negócios, é fundamental para criar um ambiente propício para atrair novos investimentos para o Estado.

A presidente da Findes lembra ainda que o setor industrial capixaba representa 26,5% da economia do Espírito Santo, e que a indústria extrativa (commodities como petróleo, gás, minério) representa mais de um terço desse valor.

“Da mesma forma em que no início deste ano estivemos “surfando”, por exemplo, com a alta das commodities, amanhã podemos ser impactados pela queda no preço delas. Por isso, devemos estar atentos e pensar na diversificação da matriz industrial e ainda mais em como agregar valor ao que produzimos”, afirma Cris Samorini.

Ao todo, o Estado concentra mais de 15,5 mil indústrias, que juntas são responsáveis pela geração de quase 220 mil empregos com carteira de trabalho assinada. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório da Indústria da Findes.

Por Beatriz Seixas e Siumara Gonçalves/Findes, com informações da Suzano e do Governo do ES


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *