Jaguaré comemora volta da Festa do Produtor Rural

O café é a base econômica de Jaguaré | Foto: Ascom/PMJ/ES

Começa nesta quinta-feira, 30 às 19h, a tradicional 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré, região norte do Espírito Santo. A festa é parte do calendário de eventos do município e será realizada no Parque de Exposições Alpheu Sossai. Paralelamente será realizada também a 4ª Feira do Produtor. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Jaguaré. A festa é realizada sempre após o período de colheita do café e, tradicionalmente, se converteu em comemoração dos produtores.

A festa será realizada após dois anos devido à pandemia de Covid-19 e segue até o dia 03 de julho. A programação prevê shows, minicursos e palestras, além da premiação do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré. Na abertura da festa, a atração nacional fica por conta do capixaba Anderson Freire, que irá se apresentar após o cantor Jonny Mendes, com participação da cantora jaguarenses Geruza Luz.

O prefeito Marcos Guerra destaca que tradicional a Festa do Produtor Rural é um dos principais eventos do município. “Na verdade é a festa da cidade neste momento. Quero parabenizar o Sindicato Rural pela organização dessa festa com a 4ª Feira Agropecuária de Negócios. O município participa, apoiando esse importante evento para que as pessoas possam se divertir, além de fazer negócios na feira. É um momento de confraternização”, afirma Marcos Guerra.

Economia baseada no café

O café é a base econômica de Jaguaré e, no ano passado, apresentou uma produção de 33.750 toneladas em 12.525 hectares plantados. Dados do Incaper mostram que o café conilon é a principal fonte de renda em mais de 80% das propriedades rurais capixabas e gera 250 mil empregos diretos e indiretos. Em Jaguaré, todos os anos cerca de 5 mil pessoas chegam ao município para trabalhar na colheita do café conilon, em um período de 60 dias, que rende em média 800 mil sacas. A produção ultrapassa os cento e oito milhões de reais.

A colheita representa uma renovação para toda a cadeia produtiva, dos trabalhadores no plantio à exportação passando pela comercialização, o estabelecimento de viveiros e indústrias de beneficiamento do grão. Levantamento recente da Secretaria de Finanças do município aponta que a participação da produção agrícola no repasse do ICMS de Jaguaré é de 38,5%.

A maior parte desse percentual diz respeito a toda a cadeia do café mostrando, assim, a importância do produto para o desenvolvimento do município. Nos últimos três anos, o café representou 33% do ICMS recolhido pelo município acrescentando mais de 7 milhões de reais aos cofres do município. Para 2022, a expectativa é de produção recorde do café conilon em Jaguaré. 

Da Redação | Com informações da Ascom/PMJ/ES


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *