Vitória tem a segunda melhor contabilidade pública do Brasil

O ranking da STN de 2022 compara o desempenho nas informações contábeis e fiscais | Foto: Jansen Lube/PMV

Vitória, a capital do Espírito Santo, ficou com a segunda melhor colocação entre todas as capitais brasileiras no ranking de contabilidade pública divulgado pelo Tesouro Nacional, no qual recebeu “Nota A”.

O ranking é uma iniciativa do Tesouro Nacional que busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O ranking da STN de 2022 compara o desempenho nas informações contábeis e fiscais, levando em conta dados do ano anterior. Em relação ao levantamento divulgado em 2021 (utilizando dados de 2020), Vitória ficou na 4º colocação.

Já no ranking de 2020 (com dados de 2019), a capital capixaba estava apenas na 12ª posição, com a Nota B. Isso demonstra a evolução na qualidade das informações contábeis e fiscais de Vitória.

“A evolução de Vitória no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal desde 2019 até agora é um resultado contundente de um trabalho com muita dedicação, competência e comprometimento, que envolve profissionais da área da contabilidade, de tecnologia da informação e de diversas áreas de gestão. Equilíbrio nas contas públicas e transparência fiscal do bem-estar do cidadão, caminham lado a lado, por isso temos tanta responsabilidade com o dinheiro público”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Sobre o Ranking

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), criada em 2019, sempre analisando um ano anterior. O relatório objetiva incentivar a qualificação e consistência dos dados recebidos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A avaliação da STN é feita com base nas seguintes dimensões: 1) Gestão da informação; 2) Informações Contábeis; 3) Informações Fiscais; 4) Informações Contábeis x Informações Fiscais.

O percentual de acertos em cada dimensão forma o Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF), que é uma atribuição de notas para o desempenho dos entes no Ranking conforme o seu desempenho percentual, com cinco níveis que vão da letra A até a letra E. (A – acima de 95%; B – 85% a 95%; C – 75% a 85%; D – 65% a 75%; e E – menor que 65% de acertos nas verificações).

Para o Ranking 2022, que analisa dados de 2021, foram consideradas as declarações homologadas no Siconfi até o dia 24/05/2022.

O relatório completo pode ser acessado em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/

Por SEGOV/SUB-COM


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *