Atingidos por barragens falam na Tribuna Popular

Luta de movimentos por reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido há mais de seis anos, é um dos temas da Tribuna Popular na segunda (4)

Rompimento da barragem de Fundão é considerado a maior tragédia ambiental do país | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Tribuna Popular de segunda-feira (4) recebe dois convidados que vão abordar os impactos e desdobramentos da maior tragédia ambiental do país, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. Prevenção ao suicídio e situação de territórios quilombolas também são pauta na tribuna, que acontece durante a sessão ordinária, transmitida pela TV AssembleiaYouTube e Facebook da Assembleia Legislativa (Ales).

Heider José Boza, representante capixaba do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), adiantou que vai usar a tribuna para explicar conquistas que foram alcançadas após mobilizações feitas no Espírito Santo e em Minas Gerais. Entre elas as repactuações dos acordos de indenizações decorrentes do rompimento da Barragem de Fundão, que deixou 18 mortos e 1 pessoa desaparecida, além de um rastro de problemas sociais e ambientais.

A lama de rejeitos da barragem, de responsabilidade das empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, levou 15 dias para percorrer os mais de 600 quilômetros do Rio Doce, desde o local do rompimento, em Mariana, até o mar, no Espírito Santo.

Convidado da deputada Iriny Lopes (PT), ele cita que houve a suspensão da quitação das indenizações de forma geral (não individualizadas) e a retomada do pagamento do auxílio financeiro emergencial a uma parte dos pescadores. Na avaliação de Boza, isso abre precedente para que seja pago aos demais profissionais da pesca que tiveram prejuízos com a tragédia.

Ainda na temática do desastre de Mariana, a Tribuna Popular vai abrir espaço para a fala de Carlos Roberto Alves Belônia. Ele deve avaliar se houve avanços nas reparações dos prejuízos humanos, materiais, ambientais e sociais decorrentes do desabamento da barragem. O requerimento de participação partiu do deputado Vandinho Leite (PSDB).

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *