CPDP Latam 2022: Evento internacional debate inteligência artificial e proteção de dados

O evento vai reunir especialistas do Brasil e do exterior com o objetivo de promover discussões a respeito da proteção de dados e da regulação da inteligência artificial na América Latina

Foto: FGV
You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂

O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da (FGV Direito Rio) promove, nos dias 12 e 13 de julho, a segunda edição da edição latino-americana da Computers, Privacy and Data Protection Conference (CPDP Latam 2022). O evento, que será realizado no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Rio de Janeiro/RJ), terá como tema “Inteligência Artificial e Proteção de Dados na América Latina” e vai reunir especialistas do Brasil e do exterior. A proposta é promover discussões, sob perspectivas variadas e complementares, a respeito da proteção de dados e da regulação da inteligência artificial na América Latina.

Coordenador do CTS da FGV Direito Rio e principal organizador do evento, o professor Luca Belli assinala a importância da realização do evento que, pela primeira vez, será realizado de modo presencial.

“As evoluções da inteligência artificial podem trazer enormes benefícios, mas apresentam também enormes riscos, sobretudo quando sistemas de IA processam maciçamente dados pessoais. A regulação da inteligência artificial vem gerando enorme interesse de governos, reguladores, empresas e sociedade civil, seja ao nível global, regional ou nacional, a fim de entender e maximizar os benefícios e mitigar os riscos. A CPDP Latam tem um enorme valor porque é a única conferência da região latino-americana oferecendo uma abordagem multissetorial à governança de dados, debatendo de maneira participativa quais desafios traz a AI quais soluções regulatórias existem”, observou o especialista.

Também participam do evento Nicolo Zingales, coordenador do Núcleo de E-Commerce da FGV Direito Rio, a relatora da ONU para privacidade, Ana Brian; o diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves; Samantha Oliveira, Data Protection Officer do Mercado Livre; e Danilo Doneda, integrante do Conselho Nacional Brasileiro de Privacidade e Proteção de Dados.

O encontro também contará com a presença do Presidente do Diretor da autoridade Mexicana de Proteção de Dados, Francisco Javier Acuña Llamas, da CEO da Open Knowledge Foundation, Renata Ávila; da pesquisadora do CTS da FGV Direito Rio, integrante do Conselho de Segurança e consultora da TikTok, Nina da Hora; do vice-diretor de privacidade do Facebook, Rob Sherman; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Thiago Dias, entre outros.

A CPDP Latam é a plataforma latino-americana para discussão sobre privacidade, proteção de dados e tecnologia, que inclui as edições latino-americanas das conferências Computers, Privacy and Data Protection (CPDP), MyData e Privacy Law Scholars Conference (PLSC).

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *